Nome da Atividade
MÓDULO PRÁTICO EM INTERVENÇÕES MEDIADA POR ANIMAIS III
CÓDIGO
02510054
Carga Horária
1152 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1152
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
1152
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Atividades, terapia e educação mediada por animais junto a instituições que abrigam/atendem crianças, adolescentes, adultos e idosos com síndromes mentais, com deficiência de aprendizagem, ou pacientes hospitalizados, sendo o desenvolvimento das ações traçados em conjunto com profissional da área da saúde ou da educação das instituições atendidas. Levando-se em conta os cuidados higiênico-sanitário dos cães e o seu bem-estar.

Objetivos

Objetivo Geral:

Proporcionar ao Médico Veterinário a vivência prática da terapia e educação mediada por animais junto a instituições que abrigam/atendem crianças, adolescentes, adultos e idosos com síndromes mentais, com deficiência de aprendizagem, ou pacientes hospitalizados, sendo o desenvolvimento das ações traçados em conjunto com profissional da área da saúde ou da educação das instituições atendidas.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BRADSHAW, J. Cão Senso. Record ed. RJ. 2012. 405p CHELINI, M.O.M.; OTTA, E. Terapia assistida por animais. São Paulo: Manole, 2016. 364p. COLLINS, S. Cachorros falam- Entenda a linguagem corporal dos cães- Ediouro Publicações ed. RJ. 2007.127p DOTTI, J. Terapia & Animais. São Paulo: Livrus, 2014. 309p. FARACO, C.B.; PIZZINATO, A.; CSORDAS, M.C.; MOREIRA, M.C.; ZAVASCHI, M.L.S.; TATIANE, S.; OLIVEIRA, V.L.S.; BOSCHETTI, F.L.; MENTI, M.M. Terapia mediada por animais e saúde mental: um programa no Centro de Atenção Psicossocial da Infância e Adolescência em Porto Alegre – TAA Parte III. Red de Revistas Cient. de Amer. Lat. y Car., v. 6, p.231-236, 2009. JORGE, S.S.; BARBOSA, M.J.B.; WOSIACKI, S.R.; FERRANTE, M. Contribuições das intervenções assistidas por animais para o desenvolvimento de crianças. PUBVET, v.12, n.11, a205, p.1-9, 2018. KRUG, F.D.M.; LIMA, C.M.; PEREIRA, V.R.; RODRIGUES, M.R.M.; MECHEREFFE, B.M.; CAPELLA, S.O.; NOBRE, M.O. Braz. J. Hea. Rev., v. 2, n. 6, p. 4926-4936, 2019. LIMA, A.S; SOUZA, M.B. Os benefícios apresentados na utilização da terapia assistida por animais: revisão de literatura. Revista Saúde e Desenvolvimento, v.12, n.10, 2018. LIMA, C.M.; NUNES. D.M.; KRUG, F.D.M.; NOBRE, M.O. Educação assisitida por animais: estratégia promissora no âmbito escolar. Rev. Bra. Edu. Saúde, v.8, n.4, p. 54-57. 2018 MARTINS, M.F. Zooterapia ou terapia assistida por animais (TAA). Nosso Clínico. v.40, p.22-26, 2004. MENEGAZZO, A.D.; SOUZA, V.S.W.; CONCEIÇÃO, J.S.; FIÓRIO, F.B. Influência da cinoterapia e perfil do animal durante exercícios fisioterapêuticos na Síndrome de Smith Lemli Optiz. FisiSenectus, v.3, n. 1, p. 29-37, 2015. NOBRE, M. O.; KRUG, F. D.; CAPELLA, S. O.; CANIELLES, C.; PEREIRA, C. S. Intervenções Assistidas por Animais: Uma nova perspectiva na educação. Revista Eletrônica de Veterinária, v.18, n.2, p. 1-8, 2017. NOBRE, M. O.; KRUG, F. D.; CAPELLA, S. O.;RIBEIRO, V.P.; NOGUEIRA, M.T.D..; CANIELLES. C.; TILLMANN. M.T. Projeto Pe

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