Nome da Atividade
EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO EM ODONTOLOGIA
CÓDIGO
03480051
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
CARGA HORÁRIA EAD
1
Ementa
Sensibilizar como agente proativo e transformador, capacitando com ferramentas de gestão, administração e planejamento com
a finalidade de investigar, entender e internalizar a atitude empreendedora, concentrando nos seguintes processos:
autoconhecimento, perfil do empreendedor, noções de empreendedorismo, histórico e pensadores do empreendedorismo,
abordagem e discussão de cases de sucesso, motivação pessoal, características do comportamento empreendedor, visão de futuro
a partir de análise de cenários para negócios, identificação de tendências de consumo, avaliação de riscos, oportunidades de
mercado, plano de negócios, comunicação eficaz, inovação, cooperação, sustentabilidade, trabalho em rede, e demais
competências e habilidades necessárias para gestão de negócios como consultórios, clínicas mas não restrito a essas.
a finalidade de investigar, entender e internalizar a atitude empreendedora, concentrando nos seguintes processos:
autoconhecimento, perfil do empreendedor, noções de empreendedorismo, histórico e pensadores do empreendedorismo,
abordagem e discussão de cases de sucesso, motivação pessoal, características do comportamento empreendedor, visão de futuro
a partir de análise de cenários para negócios, identificação de tendências de consumo, avaliação de riscos, oportunidades de
mercado, plano de negócios, comunicação eficaz, inovação, cooperação, sustentabilidade, trabalho em rede, e demais
competências e habilidades necessárias para gestão de negócios como consultórios, clínicas mas não restrito a essas.
Objetivos
Objetivo Geral:
Objetivo Geral:Possibilitar o desenvolvimento de habilidades de gestão e empreendedorismo pelos alunos, na vida social e no trabalho. Refletir
e abordar cases de empreendedores sobre o campo dos negócios, tendo em vista diversas atividades econômicas. Fomentar o
desenvolvimento de novos empreendedores, sintonizados com as novas tendências mundiais, avaliando a situação do emprego,
empregabilidade e identificando oportunidades para aplicar os conhecimentos de forma criativa, gerando empreendimentos de
alta importância e relevância para a sociedade, com planejamento sólido de gestão, viabilidade econômica e inovação.
Objetivos Específicos:
- Sensibilizar o aluno sobre a atitude empreendedora e auxiliar a identificar suas competências e habilidades para o
empreendedorismo e inovação.
- Capacitar o aluno a desenvolver tais habilidades empreendedoras estruturando proposta de negócios.
- Abordar as etapas que necessitam ser percorridas desde o planejamento até a estruturação de um novo negócio ou empresa;
- Desenvolver no aluno capacidade de gerenciamento financeiro de pessoas e empresas.
- Incentivar na geração de novas ideias e pensamento crítico e analista com foco em inovação.
- Abordar marketing e estruturação de projetos visando apresentação de plano de negócios.
- Desenvolver competências para apresentação em Pitch e comunicação de alta eficiência.
- Explorar cases de sucesso de empreendedores e negócios inovadores que aliaram teoria e prática na geração de novas
ideias e implantação de uma nova empresa/negócio
Conteúdo Programático
Programa
1. Mitos e verdades sobre empreendedorismo, características do comportamento empreendedor
2. Análise SWOT
3. Mercado de trabalho, avaliação de riscos e
4. Da concepção de Ideias a redação de projetos.
5. Busca de Informações
6. Os processos de gestão da clínica odontológica (Legislação)
7. Marketing na Odontologia
8. Educação Financeira e Finanças do consultório odontológico
9. Gestão de Recursos humanos
10. Incubadoras de empresas, parques tecnológicos, coworking e ambientes para estruturação de criação de negócios.
11. Financiamento, captação de recursos e oportunidades do Ecossistema de inovação.
12. Redes sociais e redes de colaboração.
13. Estruturação do Plano de negócios
14. Pitch, Comunicação eficaz e apresentação de propostas.
15. Contratos em Pesquisa, Desenvolvimento e inovação
16. Cases de empreendorismo
17. Cooperação, sustentabilidade e tendências futuras para o empreendedor.
1. Mitos e verdades sobre empreendedorismo, características do comportamento empreendedor
2. Análise SWOT
3. Mercado de trabalho, avaliação de riscos e
4. Da concepção de Ideias a redação de projetos.
5. Busca de Informações
6. Os processos de gestão da clínica odontológica (Legislação)
7. Marketing na Odontologia
8. Educação Financeira e Finanças do consultório odontológico
9. Gestão de Recursos humanos
10. Incubadoras de empresas, parques tecnológicos, coworking e ambientes para estruturação de criação de negócios.
11. Financiamento, captação de recursos e oportunidades do Ecossistema de inovação.
12. Redes sociais e redes de colaboração.
13. Estruturação do Plano de negócios
14. Pitch, Comunicação eficaz e apresentação de propostas.
15. Contratos em Pesquisa, Desenvolvimento e inovação
16. Cases de empreendorismo
17. Cooperação, sustentabilidade e tendências futuras para o empreendedor.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- LOPES, Mauro Pedro; OUROFINO, Maria Augusta. Disciplina de empreendedorismo: Manual do Aluno. Brasília: Sebrae, 269p., 2016.
- MENDES, J. Empreendedorismo 360º a prática na prática. São Paulo, Atlas, 2017 (livro eletrônico)
- DA ROSA, Wellington Luiz de Oliveira; SILVA, Adriana Fernandes da; PIVA, E. Sinais: Além da Criatividade. Pelotas: Independently Published, 2018.
Bibliografia Complementar:
- BIRKINSHAW, Julian; MARK, Ken. 25 ferramentas de gestão [recurso eletrônico]: um guia sobre os conceitos mais importantes ensinados nos melhores MBAs do mundo. Rio de Janeiro: Alta Books, 2018.
- DORNELAS, José. Introdução ao empreendedorismo – Desenvolvendo habilidades para fazer acontecer. São Paulo: Empreende Editora, 160p., 2018.
- DORNELAS, José. Plano de Negócios. Exemplos Práticos - 2a Edição. São Paulo: Empreende Editora, 120 p., 2018.