Nome da Atividade
PROFISSÃO DOCENTE
CÓDIGO
0350232
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

História da profissão docente. Aspectos da identidade docente e caracterização dos processos de formação docente, os saberes e as competências necessárias ao exercício da docência e que são norteadores da prática pedagógica. Representações sociais e as imagens e auto-imagens da /na profissão docente. Trabalho e ação docentes.

Objetivos

Objetivo Geral:

Discutir questões relativas a historia da profissão docente; analisar aspectos da identidade docente: refletir sobre a questão: como nos tornamos professores/as?; caracterizar os processos de formação docente, os saberes e as competências necessárias ao exercício da docência e que são norteadores da pratica pedagógica: discutir as representações sociais e as imagens e auto-imagens da/na profissão docente; compreender os ciclos de vida profissional; analisar alguns problemas próprios do trabalho e da ação docentes.

Conteúdo Programático

Historia da Profissão Docente
Identidade Docente
Ciclos da carreira docente
Saberes necessários a pratica educativa

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários a pratica educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
  • NOVOA, Antonio. Diz-me como ensinas, dir-te-ei quem és e vice-versa. In: FAZENDA, Ivani. A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. 2' ed. Campinas, SP: Papirus, 1997.
  • ARROYO, Miguel G. Oficio de Mestre. Imagens e Auto-imagens. 3o ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

Bibliografia Complementar:

  • LUDKE, Menga. Formação Inicial e construção da identidade profissional de professores de 1° grau. In: CANDAU, Vera (org.) Magistério: construção cotidiana. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.
  • HUBERMAN, Michael. 0 ciclo de vida profissional dos professores. In Vidas de professores. 2' ed. Porto: Porto Editora, 1995.
  • SCHON, Donald. Formar professores como profissionais reflexivos. In: Nóvoa, Antonio (org.). Os professores e a sua formação. Lisboa. D. Quixote, 1995.
  • TARDIFF, Maurice; LESSARD, Claude; LAHAYE, Louise. Os professores face ao saber: esboço de urna problemática do saber docente. Teoria c/a Educação. Porto Alegre, n° 04, 1991.
  • TEIXEIRA, Inês Castro. Os professores como sujeitos sócio-culturais. In: DAYRELL, Juarez. Múltiplos olhares sabre educação e cultura. Ed. da UFMG, 1996.

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