Nome da Atividade
Processos Interativos e a Ludicidade na Educação
CÓDIGO
0350383
Carga Horária
34 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Oportunizar a conceituação, o debate e as possibilidades pedagógicas acerca das construções interativas, dos jogos cooperativos, das brincadeiras, da recreação e do lazer nas escolas.
Objetivos
Objetivo Geral:
.Conteúdo Programático
Unidade 1 - O Currículo e a Didática
Unidade 2 - A Interdisciplinaridade
Unidade 3 - A Ludicidade na vida humana
Unidade 4 - Jogos e Jogos Cooperativos
Unidade 5 - Oficinas Pedagógicas
Unidade 6 - Projetos de Trabalho
Unidade 2 - A Interdisciplinaridade
Unidade 3 - A Ludicidade na vida humana
Unidade 4 - Jogos e Jogos Cooperativos
Unidade 5 - Oficinas Pedagógicas
Unidade 6 - Projetos de Trabalho
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ANTUNES, Denize Dalpiaz. Oficinas Pedagógicas Cooperativas. A motivação docente na educação continuada. Editora CRV: Curitiba, PR, 2016. Disponível em: http://revistas.udc.es/Index.php/reipe/article/wiew/358/0
- DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da comissão Internacional sobre a Educação para o Século XXI. São Paulo: Editora Cortez, 8. ed., 2003. Disponível em: http://proletariosmarxistas.com/docs/Publicacoes%20diversas/Educacao%20-%20um%tesouro20%20a%20descobrir.pdf
- FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. A aquisição de uma formação Interdisciplinar de professores. In: FAZENDA, Ivani C. A. (Org). Didática e Interdisciplinaridade na Educação. 8ed. Campinas: Papirus, 2003, p. 10-30. Disponível em: https://goo.gl/lqQcP3.
- HUIZINGA, Johan. Homo Ludens. São Paulo: Editora Perspectiva, 4. ed., 1996. Disponível em: http://jnsilva.ludicum.org/Huizinga_HomoLudens.pdf
- THIESEN, Juares da Silva. A Interdisciplinaridade como movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Revista Brasileira da Educação, V. 13 N. 39 set./dez. 2008. Disponível em: http://www.famam.com.br/admin/anexos/24-02-2015_05_09_36_.pdf.
Bibliografia Complementar:
- ANTUNES, Denise Dalpiaz. Uma didática interdisciplinar para uma efetiva ação educativa. Porto Alegre: Revista Educação por Escrito - PUCRS, v. 1, n.1, jun. 2010. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/Index.php/porescrito/article/wiew/7363/5355
- AQUINO, Julio Groppa. Sala de aula. In: AQUINO, Julio Groppa. CORAZZA, Sandra Mara. Abecedário, educação da diferença. (Org.) campinas, SP: Papirus, 2009.
- BROTTO, Fábio Otizi. Jogos Cooperativos: o jogo e o esporte como um exercício de convivência. Santos: Projeto Cooperação, 2001.
- BROWN, Guillermo. Jogos Cooperativos: teoria e prática. São Leopoldo: Sinodal, 2002.
- ESTEVE, Josá M. A Terceira Revolução Educacional: A Educação na sociedade do conhecimento. São Paulo: Moderna, 2004.
- FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: um projeto em parceria. São Paulo: Loyola, 1993.
- HERNANDEZ, Fernando. Transgressão e Mudança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
- MATTOS, Luiz Otávio Neves. Professoras primárias x atividades lúdico-corporais: esse jogo vai para prorrogação. Campinas: Autores Associados, 2006.
- MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 5 ed., 2002.
- YUS, Rafael. Educação integral: Uma educação Holística para o século XXI. Porto Alegre: ARTMED, 2002.