Nome da Atividade
LEITURA DIRIGIDA
CÓDIGO
0358107
Carga Horária
51 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
3
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Ementa: Estudo sobre diferentes metodologias de pesquisa e análise de políticas educacionais, compreendendo os principais fundamentos e debates teórico-epistemológicos em desenvolvimento na consolidação do campo.
Objetivos
Objetivo Geral:
Geral: A Leitura Dirigida visa propiciar análise e reflexões sobre os fundamentos teórico-metodológicos que sustentam as pesquisas contemporâneas na área de políticas educacionais.Específicos:
Compreender os conceitos e concepções básicas que orientam as pesquisas em políticas educacionais;
Evidenciar as abordagens metodológicas e procedimentos investigativos que propiciam a compreensão das políticas, desde a formulação até a materialidade;
Discutir quanto as diferentes concepções e abordagens de metodologias de análise
Relacionar os temas em discussão com os problemas e temas de interesse de pesquisa dos alunos.
Conteúdo Programático
Apresentação da disciplina, discussão do programa, organização das leituras e das temáticas
I A pesquisa em políticas educacionais
Artigo 1: SCHNEIDER, Marilda Pasqual. Pesquisa em política educacional: desafios na consolidação de um campo. In: Rev. educ. PUC-Camp., Campinas, 19(1):5-13, jan./abr., 2014.
II Abordagens teórico-metodológicas
Artigo 2: MAINARDES, J; FERREIRA, Márcia; TELLO, César. Análise de políticas: Fundamentos e principais debates teórico‑metodológicos. In: BALL, S. J.; MAINARDES, J. Políticas Educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011. (Viviane)
Artigo 3: MAINARDES. J. A pesquisa sobre política educacional no Brasil: análise de aspectos teórico-epistemológicos. In: EDUR • Educação em Revista. n. 33, 2017. (Michele)
Artigo 4: JACOMINI, Márcia Aparecida, EVANGELISTA DA CRUZ, Rosana, MENDES, Valdelaine da Rosa. Tendências metodológicas nas pesquisas em políticas educacionais (2000-2010): análise de procedimentos/técnicas de coleta e análise de dados. In: Revista Educação e Cultura Contemporânea, volume 16, número 46, 2019 (Rafael)
II. Metodologias de análise
Artigo 5: SHIROMA, Eneida Oto; CAMPOS, Roselane Fátima; GARCIA, Rosalba Maria Cardoso. Decifrar textos para compreender a política: subsídios teórico-metodológicos para análise de documentos. In: PERSPECTIVA, Florianópolis, v. 23, n. 02, p. 427-446, jul./dez. 2005. (Michele)
Artigo 6: WACHOWICZ, Lílian Anna. A dialética na pesquisa em educação. In: Revista Diálogo Educacional - v. 2 - n.3 - p. 171-181 - jan./jun. 2001 (Verônica)
11/06 oficina sobre análise de conteúdo (Fátima)
GONÇALVES, Anderson Tiago Peixoto. Análise de conteúdo, análise do discurso e análise de conversação: estudo preliminar sobre diferenças conceituais e teórico-metodológicas. In: Administração: Ensino e Pesquisa, Rio De Janeiro V. 17 nº 2, p. 275–300 Mai Jun Jul Ago 2016 (Flávia)
Leituras complementares:
ALVES Dáfni; FIGUEIREDO FILHO Dalson; HENRIQUE Anderson. O Poderoso NVivo: uma introdução a partir da análise de conteúdo. In: Revista Política Hoje - 2a Edição - Volume 24 - p. 119-134, 2015.
CARSPECKEN, Phil Francis. Pesquisa Qualitativa Crítica: conceitos básicos: In: Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 36, n.2, p. 395-424, maio/ago 2011.
MARCONDES, Nilsen Aparecida Vieira; BRISOLA, Elisa Maria Andrade. Análise por triangulação de métodos: um referencial para pesquisas
Qualitativas. In: Revista Univap, São José dos Campos-SP-Brasil, v. 20, n. 35, jul.2014.
MULLER, Pierre, SUREL, Yves. A Análise das Políticas Públicas /; [traduzido por] Agemir Bavaresco, Alceu R. Ferraro. - Pelotas: Educat, 2002.
SOUZA, Ângelo Ricardo A pesquisa em políticas educacionais no Brasil: De que estamos tratando? Práxis Educativa (Brasil), vol. 9, núm. 2, julio-diciembre, 2014, pp. 355-367
1º encontro
19/03
2º encontro
26/03
3º encontro
09/04
4º encontro
23/04
5º encontro
07/05
6º encontro
21/05
7ª encontro
04/06
8º encontro
18/06
9º encontro
25/06
I A pesquisa em políticas educacionais
Artigo 1: SCHNEIDER, Marilda Pasqual. Pesquisa em política educacional: desafios na consolidação de um campo. In: Rev. educ. PUC-Camp., Campinas, 19(1):5-13, jan./abr., 2014.
II Abordagens teórico-metodológicas
Artigo 2: MAINARDES, J; FERREIRA, Márcia; TELLO, César. Análise de políticas: Fundamentos e principais debates teórico‑metodológicos. In: BALL, S. J.; MAINARDES, J. Políticas Educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011. (Viviane)
Artigo 3: MAINARDES. J. A pesquisa sobre política educacional no Brasil: análise de aspectos teórico-epistemológicos. In: EDUR • Educação em Revista. n. 33, 2017. (Michele)
Artigo 4: JACOMINI, Márcia Aparecida, EVANGELISTA DA CRUZ, Rosana, MENDES, Valdelaine da Rosa. Tendências metodológicas nas pesquisas em políticas educacionais (2000-2010): análise de procedimentos/técnicas de coleta e análise de dados. In: Revista Educação e Cultura Contemporânea, volume 16, número 46, 2019 (Rafael)
II. Metodologias de análise
Artigo 5: SHIROMA, Eneida Oto; CAMPOS, Roselane Fátima; GARCIA, Rosalba Maria Cardoso. Decifrar textos para compreender a política: subsídios teórico-metodológicos para análise de documentos. In: PERSPECTIVA, Florianópolis, v. 23, n. 02, p. 427-446, jul./dez. 2005. (Michele)
Artigo 6: WACHOWICZ, Lílian Anna. A dialética na pesquisa em educação. In: Revista Diálogo Educacional - v. 2 - n.3 - p. 171-181 - jan./jun. 2001 (Verônica)
11/06 oficina sobre análise de conteúdo (Fátima)
GONÇALVES, Anderson Tiago Peixoto. Análise de conteúdo, análise do discurso e análise de conversação: estudo preliminar sobre diferenças conceituais e teórico-metodológicas. In: Administração: Ensino e Pesquisa, Rio De Janeiro V. 17 nº 2, p. 275–300 Mai Jun Jul Ago 2016 (Flávia)
Leituras complementares:
ALVES Dáfni; FIGUEIREDO FILHO Dalson; HENRIQUE Anderson. O Poderoso NVivo: uma introdução a partir da análise de conteúdo. In: Revista Política Hoje - 2a Edição - Volume 24 - p. 119-134, 2015.
CARSPECKEN, Phil Francis. Pesquisa Qualitativa Crítica: conceitos básicos: In: Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 36, n.2, p. 395-424, maio/ago 2011.
MARCONDES, Nilsen Aparecida Vieira; BRISOLA, Elisa Maria Andrade. Análise por triangulação de métodos: um referencial para pesquisas
Qualitativas. In: Revista Univap, São José dos Campos-SP-Brasil, v. 20, n. 35, jul.2014.
MULLER, Pierre, SUREL, Yves. A Análise das Políticas Públicas /; [traduzido por] Agemir Bavaresco, Alceu R. Ferraro. - Pelotas: Educat, 2002.
SOUZA, Ângelo Ricardo A pesquisa em políticas educacionais no Brasil: De que estamos tratando? Práxis Educativa (Brasil), vol. 9, núm. 2, julio-diciembre, 2014, pp. 355-367
1º encontro
19/03
2º encontro
26/03
3º encontro
09/04
4º encontro
23/04
5º encontro
07/05
6º encontro
21/05
7ª encontro
04/06
8º encontro
18/06
9º encontro
25/06
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- MAINARDES, J; FERREIRA, Márcia; TELLO, César. Análise de políticas: Fundamentos e principais debates teórico‑metodológicos. In: BALL, S. J.; MAINARDES, J. Políticas Educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011. (Viviane) MAINARDES. J. A pesquisa sobre política educacional no Brasil: análise de aspectos teórico-epistemológicos. In: EDUR • Educação em Revista. n. 33, 2017. JACOMINI, Márcia Aparecida, EVANGELISTA DA CRUZ, Rosana, MENDES, Valdelaine da Rosa. Tendências metodológicas nas pesquisas em políticas educacionais (2000-2010): análise de procedimentos/técnicas de coleta e análise de dados. In: Revista Educação e Cultura Contemporânea, volume 16, número 46, 2019. SHIROMA, Eneida Oto; CAMPOS, Roselane Fátima; GARCIA, Rosalba Maria Cardoso. Decifrar textos para compreender a política: subsídios teórico-metodológicos para análise de documentos. In: PERSPECTIVA, Florianópolis, v. 23, n. 02, p. 427-446, jul./dez. 2005. WACHOWICZ, Lílian Anna. A dialética na pesquisa em educação. In: Revista Diálogo Educacional - v. 2 - n.3 - p. 171-181 - jan./jun. 2001. GONÇALVES, Anderson Tiago Peixoto. Análise de conteúdo, análise do discurso e análise de conversação: estudo preliminar sobre diferenças conceituais e teórico-metodológicas. In: Administração: Ensino e Pesquisa, Rio De Janeiro V. 17 nº 2, p. 275–300 Mai Jun Jul Ago 2016 (Flávia) SCHNEIDER, Marilda Pasqual. Pesquisa em política educacional: desafios na consolidação de um campo. In: Rev. educ. PUC-Camp., Campinas, 19(1):5-13, jan./abr., 2014.
Bibliografia Complementar:
- ALVES Dáfni; FIGUEIREDO FILHO Dalson; HENRIQUE Anderson. O Poderoso NVivo: uma introdução a partir da análise de conteúdo. In: Revista Política Hoje - 2a Edição - Volume 24 - p. 119-134, 2015. CARSPECKEN, Phil Francis. Pesquisa Qualitativa Crítica: conceitos básicos: In: Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 36, n.2, p. 395-424, maio/ago 2011. MARCONDES, Nilsen Aparecida Vieira; BRISOLA, Elisa Maria Andrade. Análise por triangulação de métodos: um referencial para pesquisas Qualitativas. In: Revista Univap, São José dos Campos-SP-Brasil, v. 20, n. 35, jul.2014. MULLER, Pierre, SUREL, Yves. A Análise das Políticas Públicas /; [traduzido por] Agemir Bavaresco, Alceu R. Ferraro. - Pelotas: Educat, 2002. SOUZA, Ângelo Ricardo A pesquisa em políticas educacionais no Brasil: De que estamos tratando? Práxis Educativa (Brasil), vol. 9, núm. 2, julio-diciembre, 2014, pp. 355-367