Nome da Atividade
CIDADANIA, POLÍTICA EDUCACIONAL E EDUCAÇÃO FÍSICA
CÓDIGO
0388140
Carga Horária
51 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
3
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Analisar conceitos fundamentais para a compreensão da política educacional brasileira. Estabelecer relações entre as esferas municipais, estaduais e federal na definição, execução e avaliação de políticas públicas. Analisar a inserção da Educação Física nas políticas educacionais.

Objetivos

Objetivo Geral:

Na estrutura organizacional das disciplinas do PPGEF/UFPel não conta(m) o(s) objetivo(s) das disciplinas.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • - Apple M, Beane J. (orgs). Escolas democráticas. São Paulo: Cortez, 1997. - Azevedo JML. A educação como política pública. Campinas: Autores Associados, 1997. (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo; 56) - Brooke N. (org.). Marcos históricos na reforma da educação. Belo Horizonte: Fino Traço, 2012. - Castellani Filho L. Política educacional e educação física. Campinas: Autores Associados, 1998. Coleção Polêmicas do Nosso Tempo. - Enguita MF. Trabalho, escola e ideologia: Marx e a crítica da educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993. - Mendes V. Democracia participativa e educação: a sociedade e os rumos da escola pública. São Paulo: Cortez, 2009. - Oliveira DA. (org). Gestão democrática da educação: desafios contemporâneos. 2 ed, Petrópolis: Vozes, 1998. - Paro VH. Educação como exercício de poder: crítica ao senso comum em educação. São Paulo: Cortez, 2008. - Ravitch D. Vida e morte do grande sistema escolar americano. Porto Alegre: Sulina, 2011. - Sguissardi V. Universidade brasileira no século XXI: desafios do presente. São Paulo: Cortez, 2009.

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