Nome da Atividade
HERMENÊUTICA JURÍDICA
CÓDIGO
04830055
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Anual
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Caracterização e importância da hermenêutica jurídica. A interpretação jurídica – natureza e função. Os métodos de interpretação jurídica. Interpretação e argumentação jurídica. A interpretação e os princípios fundamentais do direito. A reconstrução interpretativa do direito. Escolas do pensamento jurídico. Avanços e desafios da hermenêutica jurídica contemporânea. Pós-positivismo e neoconstitucionalismo. Princípios e regras como normas jurídicas. Transconstitucionalismo. Hermenêutica e direitos fundamentais. Stare decisis, precedente judicial e súmulas vinculantes. Jurisdição constitucional e controle de constitucionalidade. Diálogos institucionais entre os poderes e a última palavra em matéria constitucional. Direito e Backlash. Tratamentos transversais: hermenêutica e Direitos Humanos; Hermenêutica e questões étnico-raciais; Hermenêutica e direitos das minorias. Educação ambiental e Educação para a terceira idade.

Objetivos

Objetivo Geral:

Contribuir para que o (a) acadêmico (a) compreenda os aspectos mais importantes que envolvem a interpretação do fenômeno jurídico, problematizando a complexidade do Direito a partir das ferramentas que estão à disposição da hermenêutica jurídica. Além disso, fornecer aos acadêmicos do curso os conhecimentos fundamentais acerca das teorias, princípios, regras e métodos da interpretação jurídica, bem como apresentarlhes os principais desafios e potencialidades da hermenêutica jurídica contemporânea. Buscar estabelecer um diálogo entre a hermenêutica jurídica com as demais disciplinas do curso, contextualizado o pensamento hermenêutico-jurídico contemporâneo, a partir da configuração histórica, social, política e econômica. Por fim, promover debates acadêmicos acerca de questões teóricas e práticas que permeiam o ambiente da hermenêutica jurídica. Para tanto, buscar-se-á desenvolver diálogos sobre casos concretos julgados no âmbito dos Tribunais Superiores.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • DWORKIN, Ronald. Levando os direitos a sério. Martins Fontes: São Paulo. HERKENHOFF, João Batista. Como aplicar o direito. Rio de Janeiro. Editora Forense. KELSEN, Hans. Teoria Pura do Direito. São Paulo: Martins Fontes. MAXIMILIANO, Carlos. Hermenêutica e aplicação do direito. Rio de Janeiro Forense. STRECK, Lenio. Hermenêutica jurídica e(m) crise: uma exploração hermenêutica da construção do direito. Porto Alegre: Livraria do Advogado.

Bibliografia Complementar:

  • ALEXY, Robert. Teoria dos direitos fundamentais. Trad. Virgilio Afonso da Silva. São Paulo, Malheiros. CAMBI, Eduardo. Neoconstitucionalismo e neoprocessualismo. São Paulo: Almedina. HART, Herbert. O Conceito de Direito. Lisboa. Fundação Calouste Gulbenkian. HESSE, Konrad. A força normativa da constituição. Porto Alegre, Sergio Antônio Fabris Editor. MIOZZO, Pablo Castro. Interpretação jurídica e criação judicial do Direito: De Savigny a Friedrich Müller. Curitiba: Juruá.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
T1 2025 70 0 Direito (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
QUI10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T2 2025 70 0 Direito (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
QUA19:00 - 19:50
19:50 - 20:40

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
HERMENÊUTICA JURÍDICA Direito (Bacharelado)

Página gerada em 22/02/2025 19:45:41 (consulta levou 0,134173s)