Nome da Atividade
HISTÓRIA EM QUADRINHOS
CÓDIGO
05000026
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
A evolução das Histórias em Quadrinhos, HQ e Comunicação, o código lingüistíco e imaginário, codificação e decodificação da narrativa. Análise, crítica e produção de quadrinhos, o arte-educador e a as histórias em quadrinhos, aplicabilidade.
Objetivos
Objetivo Geral:
Orientar o aluno quanto à apreciação, valorização e aplicabilidade da linguagem dos quadrinhos, bem como o desenvolvimento de habilidades específicas para construção e compreensão das Histórias em Quadrinhos;Análise histórico-crítica do sistema imagem/texto;
Identificação, interpretação e criação de personagens, histórias e seqüências segundo os aspectos estruturais, formais, técnicos e ideológicos da arte dos quadrinhos;
Apreciação e crítica dos quadrinhos segundo o seu uso e aplicabilidade sob o ponto de vista do entretenimento, o aspecto pedagógico, os quadrinhos técnicos e os condicionadores de atitudes.
Conteúdo Programático
Unidade 1: A importância das Histórias em
Quadrinhos: HQ e Comunicação, HQ e arte popular,
HQ e ideologia, HQ e educação;
Unidade 2: A evolução das HQs: Histórico, panorama
mundial das HQs, a HQ no Brasil, HQ contemporânea;
Unidade 3: Elementos constitutivos das HQs
A imagem, o texto, o sistema imagem/texto, o corte
espaço-temporal, o movimento aparente, a linguagem
do requadro, balões, onomatopéias, ritmo visual,
metalinguagem, argumento e roteiro;
Unidade 4. Reprodução e Técnicas
Quadrinho P&B e a cores, as diferentes técnicas e
meios para confecção e reprodução.
Unidade 5: Uso e aplicabilidade das HQs
O quadrinho de entretenimento, o aspecto didático e
a HQ em sala de aula, os quadrinhos técnicos, os storyboards usados para vender ou instruir.
Quadrinhos: HQ e Comunicação, HQ e arte popular,
HQ e ideologia, HQ e educação;
Unidade 2: A evolução das HQs: Histórico, panorama
mundial das HQs, a HQ no Brasil, HQ contemporânea;
Unidade 3: Elementos constitutivos das HQs
A imagem, o texto, o sistema imagem/texto, o corte
espaço-temporal, o movimento aparente, a linguagem
do requadro, balões, onomatopéias, ritmo visual,
metalinguagem, argumento e roteiro;
Unidade 4. Reprodução e Técnicas
Quadrinho P&B e a cores, as diferentes técnicas e
meios para confecção e reprodução.
Unidade 5: Uso e aplicabilidade das HQs
O quadrinho de entretenimento, o aspecto didático e
a HQ em sala de aula, os quadrinhos técnicos, os storyboards usados para vender ou instruir.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ANSELMO, Zilda Augusto. Histórias em Quadrinhos. Petrópolis: Vozes, 1975. CAVALCANTI, Ionaldo. O mundo dos quadrinhos, São Paulo, Símbolo, 1977. EISNER, Will. Quadrinhos e Arte Seqüencial, São Paulo, Martins Fontes, 1989. GOIDA. Enciclopédia dos Quadrinhos, Porto Alegre, L&PM, 1990. LUYETEN, Sonia M. Bibe. O que é História em Quadrinhos, São Paulo, Brasiliense, 1993. _______________(org.) Histórias em Quadrinhos – Leitura Crítica. SP, Paulinas,1985. MOYA, Alvaro de, Shazam! São Paulo, Perspectiva, 1977. ______. História da História em Quadrinhos, São Paulo, Brasiliense, 1993, 2º ed.
Bibliografia Complementar:
- CARDOSO, Marcelo Z. História em Quadrinhos e sociedade: uma estreita relação, IN: LOGOS, Rio de Janeiro, ed. UERG, 1995. CIRNE, Moacy. A explosão criativa dos quadrinhos. Petrópolis, Vozes, 1974. _____________. História e Crítica dos Quadrinhos Brasileiros. Rio de Janeiro, Ed. Europa, Funarte, 1990. _____________. Uma Introdução Política aos Quadrinhos. Rio de Janeiro, Achiamé,1982. ECO, Umberto. Apocalípticos e Integrados, São Paulo, Perspectiva, 1993, 5º ed. GOTTLIEB, L. Mafalda vai a escola, São Paulo: USP, 1996. História em Quadrinhos e Comunicação de Massa. São Paulo, Delta, MASP, 1970. IANNONE, Leila e IANNONE, Roberto. O mundo das Histórias em Quadrinhos. São Paulo, Moderna, 1994, McLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensão do homem. São Paulo, Cultrix, 1979. SENNA, Nádia. Deusas de papel: a trajetória feminina na HQ do ocidente, dissertação de mestrado, UNICAMP, Campinas, 1999.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
M1 | 2024 / 2 | 26 | 21 |
Artes Visuais (Bacharelado) Artes Visuais (Licenciatura) Horários
|
NADIA DA CRUZ SENNA Professor responsável pela turma |
||||||
M4 | 2024 / 2 | 38 | 38 |
Cinema de Animação (Bacharelado) Cinema e Audiovisual (Bacharelado) Horários
|
MAURÍCIO RODRIGUES GONÇALVES Professor responsável pela turma |