Nome da Atividade
MODELAGEM GEOMÉTRICA E VISUAL
CÓDIGO
05000073
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Aplicação de técnicas e conceitos de geração e controle de modelos geométricos.
Representação de Materiais.
Representação das Fontes de Luz.
Modelos de Iluminação.
Representação de Materiais.
Representação das Fontes de Luz.
Modelos de Iluminação.
Objetivos
Objetivo Geral:
Aplicar técnicas de controle e modelagem geométrica.Inserir o educando na técnica de modelagem, texturização e iluminação de gráficos em três dimensões.
Conteúdo Programático
Unidade I – Ferramentas de modelagem 3D
1.1 Apresentação das principais ferramentas para o desenvolvimento da modelagem em 3D.
1.2 Estudo da interface do software 3D Studio Max.
Unidade II – Modelagem com o 3D Studio Max
2.1 Princípios de modelagem 3D.
2.2 Técnicas de modelagem.
2.2.1 Box modeling, extrusão por faces.
2.2.2 Modificadores, lathe, bend, twist, cloth.
2.2.3 Operações booleanas.
2.2.4 Suavização e refinamento de modelos geométricos 3D.
Unidade III – Conceitos de texturização e iluminação
3.1 Conceitos de iluminação, global, local e pontual.
3.2 Iluminação standard vs. fotométrica.
3.3 Utilização dos recursos de texturização do 3D Studio Max.
3.4 Aplicação de materiais pré-definidos e ruídos.
3.5 Texturização com bitmaps.
1.1 Apresentação das principais ferramentas para o desenvolvimento da modelagem em 3D.
1.2 Estudo da interface do software 3D Studio Max.
Unidade II – Modelagem com o 3D Studio Max
2.1 Princípios de modelagem 3D.
2.2 Técnicas de modelagem.
2.2.1 Box modeling, extrusão por faces.
2.2.2 Modificadores, lathe, bend, twist, cloth.
2.2.3 Operações booleanas.
2.2.4 Suavização e refinamento de modelos geométricos 3D.
Unidade III – Conceitos de texturização e iluminação
3.1 Conceitos de iluminação, global, local e pontual.
3.2 Iluminação standard vs. fotométrica.
3.3 Utilização dos recursos de texturização do 3D Studio Max.
3.4 Aplicação de materiais pré-definidos e ruídos.
3.5 Texturização com bitmaps.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- GONÇALVES, Guilherme Pinto. "LUZ, CÂMERA, ANIMAÇÃO: O DESIGN APLICADO À ANIMAÇÃO 3D". Trabalho de conclusão de curso, Design Gráfico UFPel, 2007.
- GAMBA JUNIOR. Computação gráfica para designers: dialogando com as caixinhas de diálogo. Rio de Janeiro: 2AB, 2003.
- AGUIAR, Calciolari Fábio. 3ds Max 2009 - Modelagem, Render, Efeitos e Animação. Editora Érica, 1º Edição, São Paulo, 2009.
Bibliografia Complementar:
- ROBERT, Steve. Caracter animation in 3D. Focal Press 2002.
- DEMERS, Owen. Digital Texturing & Paiting. New Riders 2000.
- DRAPER, Peter. Desconstructing the Elements With 3Ds MAX. Focal Pres 2001.
- MURDOCK, Kelly L. 3Ds MAX 8 Bible. Wiley Publishing. Inc. 2000.
- MUYBRIDGE, Eadweard. The Human Figure in Motion. London 1907.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
M1 | 2024 / 2 | 31 | 21 |
Design Digital (Bacharelado) Design Gráfico (Bacharelado) Horários
|
DAVI FREDERICO DO AMARAL DENARDI Professor responsável pela turma |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
MODELAGEM GEOMÉTRICA E VISUAL | Design Gráfico (Bacharelado) |
MODELAGEM GEOMÉTRICA E VISUAL | Design Digital (Bacharelado) |
MODELAGEM GEOMÉTRICA E VISUAL | Cinema de Animação (Bacharelado) |