Nome da Atividade
ATELIÊ DE PROCESSOS CRIATIVOS I
CÓDIGO
05000076
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Aprofundamento da investigação e da experimentação com poéticas voltadas a uma produção singular.
O cruzamento da produção individual com obras e conceitos presentes na história da arte. As relações entre a obra, o espectador e o entorno.
O cruzamento da produção individual com obras e conceitos presentes na história da arte. As relações entre a obra, o espectador e o entorno.
Objetivos
Objetivo Geral:
Instrumentalizar o aluno com conceitos e metodologias próprias das poéticas contemporâneas, dando continuidade ao desenvolvimento de trajetórias singulares.Incentivar a experimentação com materiais, técnicas e tecnologias presentes na arte contemporânea.
Orientar o aluno quanto à percepção e produção de sentidos e significados nas artes.
Conteúdo Programático
Unidade I - Poéticas artísticas: Definições, fundamentos, metodologias e processos criativos.
Unidade II - Poéticas e Corporalidade: A presença do cotidiano e da experiência do corpo nas artes visuais.
Unidade IIII - Sentido e Significado: representação, linguagem, materialidade e experiência cotidiana.
Unidade IV - História das Poéticas: fundamentação conceitual e histórica das poéticas.
Unidade II - Poéticas e Corporalidade: A presença do cotidiano e da experiência do corpo nas artes visuais.
Unidade IIII - Sentido e Significado: representação, linguagem, materialidade e experiência cotidiana.
Unidade IV - História das Poéticas: fundamentação conceitual e histórica das poéticas.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- FERREIRA, Glória e COTRIM, Cecília. Escritos de Artistas: anos 60/70. Rio de Janeiro: Jorge Zahar,2006.
- KRAUSS, Rosalind. Caminhos da escultura moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
- LANCRI, Jean. Colóquio sobre a metodologia da pesquisa em artes plásticas na universidade. In BRITES, Blanca e TESSLER, Elida (org.). O meio como ponto zero: metodologia de pesquisa em artes plásticas. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2002.
- TASSINARI, Alberto. O espaço moderno. São Paulo, Cosac & Naify, 2001.
Bibliografia Complementar:
- BOURDIEU, Pierre. A Economia das Trocas Simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2001.
- COELHO, Teixeira. Moderno pós-moderno. Porto Alegre: L&PM,1986.
- COUCHOT, Edmond. A tecnologia na arte. Da fotografia à realidade virtual. Porto Alegre: UFRGS, 2003.
- GOMBRICH, E.H. Arte e Ilusão. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
- LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo, Ed. 34: 1999.
- LUCIE-SMITH, Edward. Os Movimentos artísticos a partir de 1945. São Paulo; Martins Fontes, 2005.
- MACHADO, Arlindo. A Arte do Vídeo. São Paulo: Brasiliense, 1997.
- OSTROWER, Fayga. Universos da Arte. 11ª Ed. Rio de Janeiro: Campus, 1996.
- PASSERON, René. Da estética à poiética. In Revista Porto Arte. Porto Alegre. v. 8, n.15, nov. 1997.
- RUSH, Michael. Novas Mídias na Arte Contemporânea. São Paulo: Martins Fontes. 2006.
- SANTAELLA, Lucia e NÖTH, W. Imagem. Cognição, semiótica, mídia. São Paulo, Iluminuras, 2000.
- WOOD, Paul. Arte Conceitual. São Paulo: Cosac&Naify, 2002.
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
EXPRESSÃO EM VOLUME | Artes Visuais (Bacharelado) |