Nome da Atividade
ATELIÊ DE ESCULTURA II
CÓDIGO
05000102
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
A articulação do espaço na escultura moderna. Produção individual de enfoque específico.
Objetivos
Objetivo Geral:
Reconhecer e compreender pressupostos da articulação do espaço na escultura moderna. Incentivar a produção poética pessoal no espaço tridimensional.Possibilitar ao aluno a compreensão da articulação do espaço na escultura moderna.
Estabelecer as condições técnicas necessárias para o trabalho prático;
Orientar o aluno na elaboração de seu percurso de produção poética;
Possibilitar ao aluno o acesso a produção contemporânea da arte.
Conteúdo Programático
Unidade 1. PRODUÇÃO POÉTICA:
Projetos e caderno para anotação de idéias, artistas de referência e bibliografia específica; Materiais, meios e procedimentos; Estruturação e configuração;
Dimensão e disposição dos trabalhos no local de exposição;Título dos trabalhos; Arcabouço conceitual.
Unidade 2. TEORIA
Construtivismo Russo/construção: Naun Gabo, Antoine Pevsner, Rodchenco, Tatlin, Malevitch;
Dadaismo/Objeto: Duchamp, Man Ray, Picabia;
Surrealismo/objeto: Dali, Mereth Openhein, Giacometti; Assemblage: Kurt Schwitters, Joseph Coenell, Richard Hamilton.
Unidade.3 . MEIO DA ARTE:
Artistas, ateliers, port-fólio, exposições, salões, instituições, galerias, mercado de arte, a crítica, a história da arte, publicações específicas da área, o público.
Projetos e caderno para anotação de idéias, artistas de referência e bibliografia específica; Materiais, meios e procedimentos; Estruturação e configuração;
Dimensão e disposição dos trabalhos no local de exposição;Título dos trabalhos; Arcabouço conceitual.
Unidade 2. TEORIA
Construtivismo Russo/construção: Naun Gabo, Antoine Pevsner, Rodchenco, Tatlin, Malevitch;
Dadaismo/Objeto: Duchamp, Man Ray, Picabia;
Surrealismo/objeto: Dali, Mereth Openhein, Giacometti; Assemblage: Kurt Schwitters, Joseph Coenell, Richard Hamilton.
Unidade.3 . MEIO DA ARTE:
Artistas, ateliers, port-fólio, exposições, salões, instituições, galerias, mercado de arte, a crítica, a história da arte, publicações específicas da área, o público.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ARGAN, Gíulío Carlo. Arte Moderna. São Paulo Cia cãs Letras 1993.
- BACHELARD, G, A Poética do Espaço. São Paulo Martina Fontes 1992.
- CABANNE, P. Marcel Ducharnp: Engenheiro do tempo perdido. São Paulo, Perspectiva.
- GROSSMAN, M. Do ponto de vista a dimensionalidade. IN: Revista Iten n° 3 RJ. 1996.
- KRAUSS, R. A escultura no campo ampliado. IN: Revista Gávea no 1, PUC RJ 1985.
- ________ Caminhos da Escultura Moderna. São Paulo. Martins Fontes, 1998.
- PAZ, Octavio. Marcel Duchamp ou o Castelo da Pureza. São Paulo Perspectiva, 1977.
- TUCKER. W. A Linguagem da Escultura. São Paulo. Cosac & Naify, 1999.
- ZANINI, W. Tendências da Escultura Moderna. São Pulo. Cultrix, 1971.
Bibliografia Complementar:
- BERGSON, Henri. Matéria e Memória. São Paulo: Martins Fontes,1989.
- BAUDRILLARD, Jean. O sistema dos objetos. São Paulo: Perspectiva, 1989.
- DUARTE, Fabio. Crise das matrizes espaciais. São Paulo: Perspectiva, 2002.
- SANTOS, Milton. A natureza do espaço. São Paulo: EDUSP, 2002.
- OBS: Será indicada uma bibliografia para cada aluno, de acordo com a sua pesquisa individual.
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
ESCULTURA II | Artes Visuais (Bacharelado) |