Nome da Atividade
PROJETO DE EMBALAGEM
CÓDIGO
05000107
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Panorama histórico da embalagem.
As embalagens e suas características (tipos e funções).
Escopo da indústria de embalagem e a embalagem enquanto composto mercadológico.
Embalagem estrutural e embalagem gráfica.
Produção de embalagens: tecnologia e materiais.
Embalagem e meio ambiente.
Design de embalagem: metodologias e desenvolvimento do projeto gráfico.
As embalagens e suas características (tipos e funções).
Escopo da indústria de embalagem e a embalagem enquanto composto mercadológico.
Embalagem estrutural e embalagem gráfica.
Produção de embalagens: tecnologia e materiais.
Embalagem e meio ambiente.
Design de embalagem: metodologias e desenvolvimento do projeto gráfico.
Objetivos
Objetivo Geral:
Compreender a natureza do design de embalagem, metodologias para seu desenvolvimento e suas etapas processuais;Compreender a dinâmica da indústria da embalagem, a inserção do design e demais especialidades envolvidas;
Estimular o interesse do designer gráfico neste nicho de mercado.
Habilitar a gestão e o planejamento em design de embalagem, observando critérios ergonômicos, estéticos, psicológicos, mercadológicos, econômicos, ambientais e de produção.
Conteúdo Programático
1. Panorama histórico da embalagem
2. O que é embalagem
- características, tipos e funções
3. Indústria da embalagem
- Tecnologias e materiais
- Legislação
- Fabricação, transporte, distribuição e ponto de venda
- Áreas envolvidas: administração, engenharias, marketing, promoção, publicidade e design.
4. A embalagem como ferramenta de comunicação e marketing
- Mercado consumidor
- Pesquisas
- Gestão estratégica
- Estudo de casos
5. Projeto de embalagem
- Estrutural
- Gráfica: rótulos e elementos decorativos de identidade e embalagens em geral
6. Metodologias para o projeto de embalagem
- Desenvolvimento de projeto gráfico de embalagem
7. Embalagem e o meio ambiente
- Ciclo de vida
- Responsabilidade sócio-ambiental
8. Visitas técnicas a empresas do ramo de embalagens
2. O que é embalagem
- características, tipos e funções
3. Indústria da embalagem
- Tecnologias e materiais
- Legislação
- Fabricação, transporte, distribuição e ponto de venda
- Áreas envolvidas: administração, engenharias, marketing, promoção, publicidade e design.
4. A embalagem como ferramenta de comunicação e marketing
- Mercado consumidor
- Pesquisas
- Gestão estratégica
- Estudo de casos
5. Projeto de embalagem
- Estrutural
- Gráfica: rótulos e elementos decorativos de identidade e embalagens em geral
6. Metodologias para o projeto de embalagem
- Desenvolvimento de projeto gráfico de embalagem
7. Embalagem e o meio ambiente
- Ciclo de vida
- Responsabilidade sócio-ambiental
8. Visitas técnicas a empresas do ramo de embalagens
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- CAVALCANTI, P; CHAGAS, C. História da Embalagem no Brasil. São Paulo: Editora Queen Books, 2006.
- GIOVANNETTI, Maria Dolores. El mundo del envase – manual para el diseño y producción de envases y embalajes. 2ª. Ed. México: Gustavo Gilli, 1997.
- MESTRINER, Fabio. Design de embalagem ― Curso básico. São Paulo: Makron Books, 2002.
- MESTRINER, Fabio. Design de embalagem - Curso avançado. São Paulo: Prentice Hall, 2005.
- MONT ALVAO, Claudia. Design de advertência para embalagens. Edição: 28 ed. Rio de Janeiro: 2AB, 2002.
- NEGRAO, Celso; CAMARGO, Eleida. Design de Embalagem ― do marketing a produção. São Paulo: Novatec Editora, 2008.
- RONCARELLI, Sarah; ELLICOT, Candace. Design de embalagem – 100 fundamentos de projeto e aplicação. São Paulo: Blucher, 2010.
Bibliografia Complementar:
- ASENSIO, Oscar. Packaging design. Barcelona: Reditar Libros S. L., 2008.
- ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Acondicionamento e embalagem: terminologia brasileira, TB - 77. Rio de Janeiro, 1972.
- BAXTER, Mike. Projeto de produto: guia prático para o design de novos produtos. Tradução Itiriolida. 2. Ed. São Paulo: Edgard Blucher, 1998.
- CARDOSO, Rafael. Uma introdução à história do design. São Paulo: Blucher, 2004.
- CAVALCANTI, Pedro. Historia da Embalagem no Brasil. São Paulo: Grifo Projetos Históricos e Editoriais, 2006.
- FORTY, Adrian. Objeto de desejo – design e sociedade desde 1750. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
- DELGADO, Enrique de Alda. What is a packaging design? Barcelona: Gustavo Gilli, 2004.
- GUIMARÃES, Luciano. A cor como informação: a construção biofísica, lingüística e cultural da simbologia das cores. São Paulo: Annablume, 2000.
- LUPTON, Ellen. Pensar com tipos: guia para designers, escritores, editores e estudantes. São Paulo: Cosac Naify, 2006.
- LUPTON, Ellen; PHILLIPS, Jennifer C. Novos fundamentos do design. São Paulo: Cosac Naify, 2008.
- MALAGUTI DE SOUSA, Cyntia. Impacto ambiental: parâmetro para o projeto de embalagens – o caso dos plásticos. FAU/USP, Tese de Doutorado. SãoPaulo, 2000.
- MANZINI, Ezio; VEZZOLLI, Carlo. O desenvolvimento de produtos sustentáveis: os requisitos ambientais dos produtos industriais. São Paulo: EDUSP, 2005.
- MEGGS, Philip B. e PURVIS, Alston W. História do Design Gráfico. São Paulo/SP: Cosac Naify, 2009.
- MESTRINER, Fábio. Gestão Estratégica de Embalagem. São Paulo: Pearson – Prentice Hall, 2007.
- PEDROSA, Israel. Da Cor a Cor inexistente. 9. ed. Rio de Janeiro: Leo Christiano Editorial, 2003.
- PINATTI, Antônio Eduardo. O desígnio de embalagens de consumo e meio ambiente. Tese de Doutorado FAU/USP. São Paulo, 2000.
- PEREIRA, José Luis. Planejamento de Embalagens de Papel. Rio de Janeiro: 2AB, 2003.
- MOURA Reinaldo A. & BANZATO, José Maurício. Embalagem. Unitização & Conteinerização. São Paulo: IMAM, 2000.
- NEGRÃO, Celso; CAMARGO, Eleida. Design de embalagem: Do marketing à produção. São Paulo: Novatec, 2008.
- REORTA, M. Eugenia. Embalagem e marketing: comunicação silenciosa. Lisboa: Texto Editora, 1992.
- RIBEIRO, Milton. Planejamento Visual Gráfico. Brasília: LGE Editora, 2003.
- SERAGINI, Lincoln . Fundamentos de Embalagem. São Paulo: Fundação Carlos Vanzolini, 1980.
- SCATOLIM, Roberta Lucas. A Importância do Rótulo na Comunicação Visual da Embalagem: Uma Análise Sinestésica do Produto. Biblioteca Online de
Ciências da Comunicação. Disponível em
. Acesso em: 11 de setembro de 2008. - SONSINO, Steven. Packaging - Diseño, Materiales, Tecnología. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 1990.
- STEWART, Bill. Packaging: Manual de deseño y producción. Barcelona: Gustavo Gili, 2008.
- TEIXEIRA, Joselena A. Design e materiais. Curitiba: CEFET-PR, 1999.
- VILLAS-BOAS, André. Produção gráfica para designer. Rio de Janeiro: 2AB, 2008.
- BERGMILLER, K.H.; WEYNE, G.; STEINBERG, S.; SOUZA, P.L. Manual para planejamento de embalagem. Secretaria de Tecnologia Industrial do Ministério da Indústria e Comércio e Institutode Desenho Industrial do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro,1976.
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
PROJETO DE EMBALAGEM | Design Gráfico (Bacharelado) |