Nome da Atividade
DESIGN APLICADO À PUBLICIDADE
CÓDIGO
05000109
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Conhecimento sobre a função do design gráfico na área de publicidade e propaganda.
Objetivos
Objetivo Geral:
- Fornecer conhecimento sobre a área da publicidade, suas diferenças e semelhanças como o design;- Indicar como o design pode ser aplicado à publicidade;
- Permitir o conhecimento e capacidade de atuar como designer no meio publicitário.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- AZEVEDO, Guilherme. Propaganda popular brasileira. São Paulo: Editora Senac, 2010. UFPel: Pelotas, 2010. FRUTIGER, Adrian. Sinais e símbolos. São Paulo: Martins Fontes, 1999. GOMES, Neuza Demartini. Comunicação persuasiva. Porto Alegre: Sulina, 2006. OLIVEIRA, Newton Cesar. Mídia eletrônica: a criação de comerciais para TV, rádio e internet. Rio de Janeiro: 2AB, 2008. OLIVEIRA, Newton Cesar. Tudo o que você não queria saber sobre propaganda. As verdades da profissão que poucos ensinam. Brasília: SENAC, 2010. RANDAZZO, Sal. A Criação de mitos na publicidade. Rio de Janeiro: Rocco, 1997. STRUNCK, Gilberto. Viver de design. Rio de Janeiro: 2AB, 2010 (6ª Ed.)
Bibliografia Complementar:
- FLUSSER, Vilém. O mundo codificado. São Paulo: CosacNaify, 2007. LAVACOV, Marília. Tendências na Comunicação. Porto Alegre: L&PM, 2001. WAITEMAN, Flavio. Manual prático de criação publicitária: o dia a dia da criação em uma agência. São Paulo: Nobel, 2006. SANTOS, Gilmar. Princípios da publicidade. Belo Horizonte: UFMG, 2005. TOSCANI, Oliviero. A publicidade é um cadáver que nos sorri. Rio de Janeiro: Ediouro, 1996.
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
DESIGN APLICADO À PUBLICIDADE | Design Gráfico (Bacharelado) |
DESIGN APLICADO À PUBLICIDADE | Design Digital (Bacharelado) |