Nome da Atividade
ANÁTOMO FISIOLOGIA DA VOZ
CÓDIGO
05000375
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A disciplina de Anatomofisiologia da Voz visa oferecer ao aluno possibilidades de reflexão
sobre o funcionamento do instrumento vocal, da produção da voz, fala e canto, dentre
conhecimentos sobre outros assuntos que a estes se vinculam.
Busca-se também instigar no aluno a visão e conhecimento teórico sobre os processos
práticos vocais por ele realizados, essenciais para que o aluno possa dissertar sobre o assunto,
entendendo como estes podem ser abordados, além de auxiliar diretamente para o seu
entendimento e crescimento prático técnico-vocal. A disciplina visa ainda, apresentar
direções (e tópicos) que possam ser do interesse pessoal do aluno para futuras pesquisas,
trazendo algumas das referências especializadas mais utilizadas e/ou atualizadas, nas pesquisas em voz.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo geral: Incentivar a reflexão sobre o funcionamento do instrumento vocal e
da produção da voz.

Objetivos específicos: Entender o funcionamento do instrumento vocal e da produção
da voz; ter conhecimento teórico sobre os processos práticos vocais realizados na fala e no
canto; instigar a pesquisa e leitura sobre o assunto.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ALLALI, A; HUCHE, F. L. A VOZ: Anatomia e Fisiologia dos Órgãos da Voz e da Fala. Porto Alegre: Artmed, 2005. BEHLAU, M. et alii. “Anatomia da laringe e fisiologia da produção vocal”. In: ____ (org). Voz: O Livro do Especialista. Rio de Janeiro: Revinter, 2001. _____; MADAZIO, Glaucya. Voz Tudo que vocês queria saber sobre fala e canto. São Paulo: Revinter, 2015. CAMPIGNION, Philippe. Respir-ações: A respiração para uma vida saudável. São Paulo: Summus Editorial,1998. DAYME, M. Bunch. Dynamics of the Singing Voice. New York: Springer, 2009. DENYS-STRUYF, Godelieve. Cadeias Musculares e Articulares: o método G.D.S. São Paulo: Editora Summus, 1995. MALDE, Melissa; ALLEN, MaryJean; ZELLER, Kurt-Alexander. What Every Singer Needs to Know About the Body. 2a Ed. San Diego: Plural Publishing, 2013.

Bibliografia Complementar:

  • MCKINNEY, J. The Diagnosis & Corretion of Vocal Faults. Long Grove: Waveland Press, 1994. MILLER, R. English, French, German and Italian Techniques of Singing. Mentuchen, N.J.: TheScarecrow Press, 1977. ____. The Structure of Singing. New York: Schirmer Books, 1996. NETTER, F. H. Atlas of human Anatomy. Philadelphia: Saunders Elsevier, 2006. PACHECO, Claudia; BAÊ, Tutti. Canto Equilíbrio entre Corpo e Som: princípios da fisiologia vocal. Dão Paulo: Irmãos Vitale, 2006. PINHO, M. R. “Avaliação e tratamento da voz”. In: ____. Fundamentos em fonoaudiologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003. SUNDBERG. Ciência da Voz. São Paulo: Edusp, 2015. SUZUKI, Kuniko. Anatomia funcional dos órgãos fono-articulatórios. São Paulo. Universidade Federal de São Paulo: 1996.

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