Nome da Atividade
FLAUTA TRANSVERSAL I
CÓDIGO
05000392
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Desenvolvimento das habilidades e competências, com ênfase no desenvolvimento de técnicas interpretativas e psicomotoras, que instrumentalizam o aluno para expressar suas ideias musicais através do instrumento; Estímulo à leitura e ao conhecimento de repertório.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivos Gerais:
-Promover a compreensão acerca dos aspectos da música;
-Desenvolver técnicas instrumentais e interpretativas que possibilitem maior proficiência à flauta transversal; abordar aspectos históricos, culturais, estéticos e estilísticos.
-Desenvolver estudos de caráter teórico-prático sobre instrumentistas, compositores, gêneros e tradições interpretativas;
-Estimular o pensamento crítico-reflexivo sobre o fazer artístico, suas funções socioculturais e suas relações com o mercado;
Objetivos Específicos:
- Desenvolver a técnica instrumental;
- Estimular a leitura musical;
- Ampliar o conhecimento de repertório;
- Estimular a prática musical através da improvisação ao instrumento;
- Estimular a criação musical através da composição e de arranjos;
- Conhecimento e cotejamento de bibliografias pertinentes às práticas interpretativas e aos processos de ensino/aprendizagem de instrumentos musicais.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CASA DAS AMÉRICAS. Ensayos de Música Latinoamericana. Mário Lavista:”El processo creador en La improvisación musical”, p. 345; Leo Brouwer: “La improvisacion aleatória”, p. 319. CHIANTORE, Luca. Historia de La técnica pianística: un estudio sobre lós grandes compositores y El arte de La interpretación. Madrid: Alianza, 2001. GÁT, József. The Technique of Piano Playing. Collet´s Publishers Ltd, London, 1969. HERTEL, C. Introdução à técnica da execução pianística. Cadernos de interpretação 2. Curitiba: DeArtes PPG Música, UFPR, 2007. KAPLAN, José Alberto. O Ensino do Piano. Reflexões sobre a Técnica Pianística. UFPb Editora universitária, João Pessoa, 1966. LANGER, Susanne K. Sentimento e Forma. Trad. Ana M. Goldberger Coelho e J. Guinsburg. Editora Perspectiva,1953. LABOISSIÈRE, Marília. Interpretação Musical: a dimensão recriadora da “comunicação” poética. São Paulo: Annablume, 2007. MEYER, Leonard. Emoción y significado en la música. Alianza música. RINK, John. La interpretación musical. Alianza música, 2006. Livros de técnica musical e partituras diversas escolhidas de acordo com a necessidade e interesse de cada turma.

Bibliografia Complementar:

  • BEAUCHAMP, Richard. Stress in Piano Playing. Music and Health. England: 2005 Disponível em ___________________. Random ideais about piano playing and teaching. Music and health. England: 2005 Disponível em BUTT, John. Bach Interpretation: articulation marks in primary sources of J. S. Bach. Cambridge: Cambridge University Press, 1990. 278 p. CASELLA, Alfredo. El Piano. Ricordi Americana. Buenos Aires, 1948. COOPER, Thelma. Adult´s perceptions of piano study: achievements and experiences. Jornal of Research in Music Education. V.49 nº 2. Summer, 2001. pag. 156-168. FONTAINHA, G. O ensino do piano: seus problemas técnicos e estéticos. Rio de Janeiro: Carlos Wehrs, s.d. ______________. A criança e o piano. Rio de Janeiro: Ricordi Brasileira, 1968. FUBINI, Enrico. Música y lenguaje en la estética contemporánea. Versión castellana, prólogo y notas de Carlos Guillermo Pérez de Aranda. Madrid: Alianza Editorial. Colección Alianza Música, 1994. __________. La Estética musical desde la Antigüedad hasta el siglo XX. Versión castellana, revisión, prólogo y notas de Carlos Guillermo Pérez de Aranda. 2ª ed. Madrid: Alianza Editorial, 1990. HARNONCOURT, Nikolaus. O discurso dos Sons: caminhos para uma nova compreensão musical. Trad. Marcelo Fagerlande. Rio de Janeiro: Jorge Zahar ed., 1998. NEUHAUS, H. El arte del piano: consideraciones de um profesor. Madrid: Real Musical Editores, 1985. ROWLAND, D. A history of Pianoforte pedalling. Cambridge: Cambridge University Press, 1995. TARUSKIN, Richard. Text and Act: Essays on Music and Performance. Oxford University Press, 1995. TARUSKIN, Richard. The Musicologist and the Performer. Journal of Musicology. 1982.

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