Nome da Atividade
PRÁTICAS MUSICAIS DE CONTEXTOS URBANOS
CÓDIGO
05000566
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Estudo teórico-prático de manifestações musicais de contextos urbanos, suas dimensões sociais, antropológicas,

Objetivos

Objetivo Geral:

Caracterizar a paisagem musical urbana brasileira; Estudar etnografias sobre práticas musicais em contextos urbanos; Discutir conceitos referentes ao uso e função da música e estilos musicais de acordo com o contexto no qual se insere; Discutir sobre música, identidade e mediação cultural; Abordar formas de produção, transmissão e consumo musical em contextos urbanos; Realizar trabalho de campo sobre práticas musicais em contextos urbanos da região.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ALBIN, Ricardo Cravo. O Livro de Ouro da MPB. São Paulo: Ediouro, 2003. AMARAL, Paulo Murilo Guerreiro do. Estigma e Cosmopolitismo na Constituição de uma Música Popular Urbana de Periferia: Etnografia da Produção do Tecnobrega em Belém do Pará. Tese (Doutorado). Porto Alegre: PPGMUS/UFRGS, 2009. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/17305 LUCAS, Maria E. Música popular, à porta ou aporta na academia. Em Pauta. Revista do PPG em Música da UFRGS. Porto Alegre: UFRGS, v. 4, n. 6, p. 4-12, Dez. 1992. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/EmPauta

Bibliografia Complementar:

  • FONTANARI, Ivan Paolo de Paris. Os DJs da Periferia: música eletrônica, trajetórias e mediações culturais em São Paulo. Porto Alegre: Sulina, 2013. KERMAN, Joseph. Musicologia. São Paulo: Martins Fontes, 1987, p. 215-53. TINHORÃO, José Ramos. A música popular no romance brasileiro: século XX [1ª parte]. São Paulo: Ed. 34, 2000. SEVCENKO, Nicolau. Orfeu extático na metrópole: São Paulo, sociedade e cultura nos frementes anos 20. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. STUART, Hall. Da Diáspora. Identidades e Mediações Culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2003.

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