Nome da Atividade
CINEMATOGRAFIAS PERIFÉRICAS
CÓDIGO
05000697
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
A disciplina propõe trabalhar repertório com contextualização político-econômico-cultural dos países selecionados, que representam
cinematografias fora do eixo de produção hegemônica (EUA-Europa).
cinematografias fora do eixo de produção hegemônica (EUA-Europa).
Objetivos
Objetivo Geral:
- Exibição de trechos de filmes para promover repertório, com ênfase nas cinematografias não hegemonicas, mediadas ou nãopor festivais de cinema.
- Poder analisar criticamente as obras de diferentes países e trabalhar a análise fílmica em produções consideradas periféricas,
ofertando a teoria do campo.
Conteúdo Programático
O que é ser periférico? A teoria e os festivais.
O cinema indiano para além de Bollywood– De Satyajit Ray (Pather
Panchali/Charulata) + Mira Nair + Trailers ilustrativos da cultura
O cinema japonês: Ozu, Kurosawa + Imamura + Naomi Kawase + Toshio
Matsumoto
O cinema coreano I : Kin-Ki Duk, Joon-Ho Bon, Yoon-ki Lee e Chang-dong
Lee
O Cinema filipino: Brillante Mendoza
O cinema cubano – Alejandro Brugués (Juan de los muertos)
O cinema macedônio: Milcho Manchevski e Teona Mitevska
O cinema do Azerbaijão – Elchin Musaoglu
O cinema do Cazaquistão - Sergey Dvortsevoy (Tulpan)
O cinema turco - Çagan Irmak, Nuri Bilge Ceylan
O cinema iraniano – Dariush Mehrjui, Mohsen e Samira Makhmalbaf,
Jafar Panahi, Abbas Kiarostami
O cinema chinês – Zhang Yimou (O caminho para casa)
O cinema malaio – Osman Ali (Ombak Rindu)
O cinema africano I (Mauritânia/Mali)- Abderrahmane Sissako (Timbuktu
e La vie sur terre)
O cinema africano II (Senegal) - Ousmane Sembene (La noire de...)
O cinema africano III (Nigéria) Genevieve Nnaji. (Lionheart)
O cinema africano III (Quênia)– Wanuri Kahiu (Rafiki)
O cinema africano IV (Moçambique) – Licínio Azevedo (Virgem
Margarida)
O cinema africano V (Zâmbia) - Rungano Nyoni (Eu não sou uma bruxa)
O cinema vietnamita – Tran Anh Hung
O cinema russo – Elen Klimov + Larisa Shpitko + Andrei Tarkovski +
Serguei Loznitsa + Andrei Zvyagintsev
O cinema indiano para além de Bollywood– De Satyajit Ray (Pather
Panchali/Charulata) + Mira Nair + Trailers ilustrativos da cultura
O cinema japonês: Ozu, Kurosawa + Imamura + Naomi Kawase + Toshio
Matsumoto
O cinema coreano I : Kin-Ki Duk, Joon-Ho Bon, Yoon-ki Lee e Chang-dong
Lee
O Cinema filipino: Brillante Mendoza
O cinema cubano – Alejandro Brugués (Juan de los muertos)
O cinema macedônio: Milcho Manchevski e Teona Mitevska
O cinema do Azerbaijão – Elchin Musaoglu
O cinema do Cazaquistão - Sergey Dvortsevoy (Tulpan)
O cinema turco - Çagan Irmak, Nuri Bilge Ceylan
O cinema iraniano – Dariush Mehrjui, Mohsen e Samira Makhmalbaf,
Jafar Panahi, Abbas Kiarostami
O cinema chinês – Zhang Yimou (O caminho para casa)
O cinema malaio – Osman Ali (Ombak Rindu)
O cinema africano I (Mauritânia/Mali)- Abderrahmane Sissako (Timbuktu
e La vie sur terre)
O cinema africano II (Senegal) - Ousmane Sembene (La noire de...)
O cinema africano III (Nigéria) Genevieve Nnaji. (Lionheart)
O cinema africano III (Quênia)– Wanuri Kahiu (Rafiki)
O cinema africano IV (Moçambique) – Licínio Azevedo (Virgem
Margarida)
O cinema africano V (Zâmbia) - Rungano Nyoni (Eu não sou uma bruxa)
O cinema vietnamita – Tran Anh Hung
O cinema russo – Elen Klimov + Larisa Shpitko + Andrei Tarkovski +
Serguei Loznitsa + Andrei Zvyagintsev
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- AUMONT, Jacques. A Estética do Filme. Campinas. SP: Papirus, 1995 AUMONT, Jacques & MARIE, Michel. Dicionário teórico e crítico de cinema. Campinas: Papirus, 2012. 791.4303 A925d 5.ed. 3 exemplares (BCS) FANON, Frantz. Os condenados da terra. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979. 275 p. (Coleção Perspectivas do Homem; v.42. Serie Politica). Número de chamada: 301 F214c 2.ed. (BCS) PRYSTHON, Ângela. “Do Terceiro Cinema ao cinema periférico. Estéticas contemporâneas e cultura mundial”. In: Periferia: Educação, Cultura e Comunicação. https://goo.gl/e3BSDb SHAW, Debora. Deconstructing and Reconstructing ‘Transnational Cinema’. Contemporary Hispanic Cinema.indb 65. In: Academia.edu: http://bit.ly/2OPG1Xv
Bibliografia Complementar:
- PINTO, Ivonete. “Cinema coreano – A fronteira da sanidade”. Revista Teorema. nº 18, ago 2011. In: Academia.edu, online: http://goo.gl/iadF7J PINTO, Ivonete. “As cinematografias periféricas e a Mostra de São Paulo”. Pelotas: Orson Revista dos Cursos de Cinema do Cearte UFPEL, nº9 ano 2015. PINTO, Ivonete. “As cinematografias periféricas e o international style”. Pelotas: Orson Revista dos Cursos de Cinema do Cearte UFPEL, nº10 ano 2016. STAM, Robert. O espetáculo interrompido: literatura e cinema de desmistificação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, [1981|. 198 p. (Coleção cinema ; 11). 791.43 S783e (BCS) 6 ex. WALSH, David. “Os problemas artísticos e culturais da atualidade”. In: Encontro do WSWS International Editorial Board, online, set, 2006: https://goo.gl/AHtPIJ
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
CINEMATOGRAFIAS PERIFÉRICAS | Cinema e Audiovisual (Bacharelado) |
CINEMATOGRAFIAS PERIFÉRICAS | Cinema de Animação (Bacharelado) |