Nome da Atividade
PRODUÇÃO CULTURAL
CÓDIGO
05000708
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Projetos culturais e suas etapas, desde a formatação do projeto até a realização das fases de pré-produção, produção e pós-produção. Articulação, implementação, editais e leis de incentivo à cultura.

Objetivos

Objetivo Geral:

Conhecer as etapas, conceber e formatar projeto para captação de recursos públicos ou privados;
Analisar oportunidades mercadológicas para viabilizar a execução de projetos culturais;
Projetar evento cultural objetivando inserção em edital ou lei de incentivo;
Organizar e realizar evento cultural.

Conteúdo Programático

Projeto Cultural: primeiras noções – papel do produtor cultural; etapas de um projeto; exemplos de projetos culturais executados

Leis de incentivo à cultura: fundo perdido, leis municipais e editais, Lei Rouanet.

O projeto: levantamento das necessidades, definição, justificativa e cronograma de execução, metas, objetivo geral e específico, orçamento e cronograma de execução

A equipe do projeto e suas funções

Marketing Cultural

Plano de Mídia

Relatórios: Final e Financeiro

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ALLEN, Johnny [et al.]. Organização e gestão de eventos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
  • AVELAR, Rômulo. O avesso da cena: notas sobre produção e gestão cultural. Belo Horizonte: Duo Editorial, 2008.
  • MACHADO NETO, Manoel Marcondes. Marketing Cultural: das práticas à teoria. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2005.
  • THIRY-CHERQUES, Hermano Roberto. Projetos culturais: técnicas de modelagem. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2008

Bibliografia Complementar:

  • BRANT. Leonardo. Mercado Cultural. São Paulo: Escrituras, 2002
  • COLBERT, François e CUADRADO, Manuel. Marketing de las Artes y la Cultura. Barcelona: Ariel Património, 2003.
  • NATALE, Edson e OLIVIERI, Cristiane. Guia Brasileiro de Produção Cultural 2007. São Paulo: Editora Zé do Livro, 2006.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
PRODUÇÃO CULTURAL Artes Visuais (Bacharelado)

Página gerada em 14/11/2024 23:33:49 (consulta levou 0,113960s)