Nome da Atividade
INTRODUÇÃO À ESCULTURA
CÓDIGO
05000758
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Pesquisa da linguagem tridimensional a partir do uso de questões técnico-materiais distintas. Análise e crítica.
Objetivos
Objetivo Geral:
OBJETIVOS GERAISReconhecimento e prática da articulação do espaço na escultura anterior ao século XX.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Através do estudo de textos e propostas práticas, possibilitar ao aluno a expressão e o entendimento da escultura. Desenvolver e aprofundar os procedimentos de moldagem e modelagem em argila, cera, gesso, resina poliester, cimento, escultura em: mármore, madeira, ferro, bronze, alumínio, chumbo.
Conteúdo Programático
1.1 A escultura na Antigüidade.
1.2 Escultura na Idade Média.
1.3 A escultura no Renascimento –Michelangelo,Leonardo Da Vinci .
1.4 A escultura de Cellini, Giovani, Bologna, Bernini, Bucardon, Pigalle, Falconet, Canova, Schadow, Hildebrand, Rodin.
1.5 Modelagem sobre formas vivas e inanimadas.
1.6 Técnicas de modelagem instrumental e armaduras.
1.7 Fundição em bronze: processo de cera perdida.
1.8 Talha direta em madeira e pedra.
1.9 Estudos preparatórios, esboços, translados, esculturas de grandes dimensões.
1.10 Proporções e significados superfícies lisa, áspera, o todo e suas partes, forma aberta, forma fechada, eixos, direção, simetria e assimetria, equilíbrio, ritmo, movimento, massa, volume, oco, perfurado, o côncavo e o convexo, o angular e o curvo.
1.2 Escultura na Idade Média.
1.3 A escultura no Renascimento –Michelangelo,Leonardo Da Vinci .
1.4 A escultura de Cellini, Giovani, Bologna, Bernini, Bucardon, Pigalle, Falconet, Canova, Schadow, Hildebrand, Rodin.
1.5 Modelagem sobre formas vivas e inanimadas.
1.6 Técnicas de modelagem instrumental e armaduras.
1.7 Fundição em bronze: processo de cera perdida.
1.8 Talha direta em madeira e pedra.
1.9 Estudos preparatórios, esboços, translados, esculturas de grandes dimensões.
1.10 Proporções e significados superfícies lisa, áspera, o todo e suas partes, forma aberta, forma fechada, eixos, direção, simetria e assimetria, equilíbrio, ritmo, movimento, massa, volume, oco, perfurado, o côncavo e o convexo, o angular e o curvo.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ARGAN, G.C. Arte Moderna. São Paulo: Cia das Letras, 1993. CHITI, J.F. Curso de escultura, cerãmica y mural. Buenos Aires: Condorhuasi, 1989. GSELL, Paul. A arte de August Rodin. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990. MIDGLEY, Barry. Guia completa de escultura, modelado e cerâmica. Barcelona: Hermann Blume, 1982. READ, Herbert. La escultura moderna. London: Thames and Hudson, 1994. ______. El arte de la escultura. Buenos Aires: EME, 1994.
Bibliografia Complementar:
- WITTKOWER, Rudolf. Escultura. São Paulo: Martins Fontes, 1989. ZANINI, Walter. Tendências da Escultura moderna. São Paulo: Cultrix, 1971