Nome da Atividade
DESIGN DE AUTOR
CÓDIGO
05000790
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Conhecimento sobre autoria no design: teorias, escolas e criadores.
Desenvolvimento de metodologia projetual para a criação de objetos de autor.
Autoria e neutralidade.
Prestação de serviços e empreendedorismo.
Desenvolvimento de metodologia projetual para a criação de objetos de autor.
Autoria e neutralidade.
Prestação de serviços e empreendedorismo.
Objetivos
Objetivo Geral:
Fornecer conhecimento sobre autoria no design: teorias, escolas e criadores.Propor desenvolvimento de metodologia projetual para criação de objetos de autor.
Conteúdo Programático
1. Fundamentos do design autoral: Breve histórico do design autoral; Conceituações, definições e modelos;
2. Metodologia projetual: Alternativas e etapas de criação de objetos de autor;
3. Prática: Aplicação das metodologias.
2. Metodologia projetual: Alternativas e etapas de criação de objetos de autor;
3. Prática: Aplicação das metodologias.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- AMBROSE, Gavin; HARRIS, Paul. Fundamentos de Design Criativo. Porto Alegre, Bookman, 2009.
- BARTHES, Roland. O rumor da língua. 2. ed., São Paulo: Martins Fontes, 2004. (Coleção Roland Barthes).
- FEYERABEND, Paul. Contra o método: esboço de uma teoria anárquica da teoria do conhecimento. São Paulo: Ed. UNESP, 2007.
- POYNOR, Rick. No more rules: graphic design and postmodernism. New Haven, Connecticut: Yale University Press, 2003.
- ROCK, Michael. The designer as author. In: BIERUT, Michael; DRENTTEL, William; HELLER, Steven (Ed.). Looking closer 4: critical writings on graphic design. New York: Allworth Press, 2002. p. 237- 244.
- SILVEIRA, Paulo. A página violada: da ternura à injúria na construção do livro de artista. 2.ed., Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2008.
- SUDJIC, Deyan. A linguagem das coisas. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2010.
- WEYMAR, Lúcia Bergamaschi Costa. Design entre aspas: indícios de autoria nas marcas da comunicação gráfica. 2010. Tese (Doutorado em Comunicação) PUCRS, Porto Alegre, 2010.
- FOUCAULT, Michel. O que é um autor. Lisboa: Vega, 1992.
- FRASCARA, Jorge. El diseño de comunicación. Buenos Aires: Infinito, 2006.
Bibliografia Complementar:
- BENJAMIN, Walter. Sobre Arte, Técnica, Linguagem e Política. Lisboa: Antropos, 1992.
- BIERUT, Michael; DRENTTEL, William; HELLER, Steven (Ed.). Looking closer 4: critical writings on graphic design. New York: Allworth Press, 2002.
- HELLER, Steven. The Attack of the Designer Authorpreneur. 1998. n. 2, v. 16. Disponível em: < http://loop1.aiga.org/content.cfm Alias=authorship0001>. Acesso em: 28 mai. 2008.
- LUPTON, Ellen (ed.). A produção de um livro independente: um guia para autores, artistas e designers. São Paulo: Rosari, 2011
- LUPTON, Ellen. The designer as producer. 1998. Disponível em: < http://www.typotheque.com/articles/the_designer_as_producer>. Acesso em: 08 set. 2009.
- McCARTHY. Steven; ALMEIDA, Cristina de. Designer as Author: Diffusion or Differentiation? 2002. Disponível em: < http://www.episodic-design.com/writings/diffusion.html>. Acesso em: 19 mai. 2008.
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
DESIGN DE AUTOR | Design Gráfico (Bacharelado) |
DESIGN DE AUTOR | Design Digital (Bacharelado) |