Nome da Atividade
TÉCNICAS DE PESQUISA EM EXPERIÊNCIA USUÁRIO
CÓDIGO
05000798
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Design de interação.
Experiência do usuário (UX).
Coleta de dados para etapas projetuais.
Técnicas de pesquisa com usuários.
Questões éticas associadas a pesquisa com usuários.
Experiência do usuário (UX).
Coleta de dados para etapas projetuais.
Técnicas de pesquisa com usuários.
Questões éticas associadas a pesquisa com usuários.
Objetivos
Objetivo Geral:
Proporcionar subsídios para que os alunos desenvolvam pesquisas no campo da experiência do usuário a partir do aporte teórico e técnico necessário para o desenvolvimento de pesquisas envolvendo usuários.Refletir sobre a coleta de dados em projetos de interface voltados para a experiência do usuário.
Identificar e aplicar diferentes técnicas de pesquisa com usuários.
Proporcionar subsídios para que as técnicas de pesquisa com usuários possam ser aplicadas tanto no âmbito profissional quanto no âmbito a
cadêmico nas demais disciplinas ao longo do curso.
Conteúdo Programático
Unidade 1 - Design de experiência e experiência do usuário
1.1. Design centrado na experiência do usuário
1.2. Arquitetura de informação
1.3. Design de interação
1.4. Pesquisa com usuários
1.5. Ética na pesquisa com usuários
Unidade 2 - Técnicas de pesquisa em UX
2.1. Personas e cenários
2.2. Entrevista
2.3. Questionário
2.4. Pesquisa contextual
2.5. Análise de tarefa
2.6. Card sorting
2.7. Grupos focais
2.8. Teste de usabilidade e avaliação heurística
2.9. Análise de logs e feedback de usuários
2.10. Pesquisa competitiva / benchmarking
2.11. Outras técnicas de pesquisa em UX
1.1. Design centrado na experiência do usuário
1.2. Arquitetura de informação
1.3. Design de interação
1.4. Pesquisa com usuários
1.5. Ética na pesquisa com usuários
Unidade 2 - Técnicas de pesquisa em UX
2.1. Personas e cenários
2.2. Entrevista
2.3. Questionário
2.4. Pesquisa contextual
2.5. Análise de tarefa
2.6. Card sorting
2.7. Grupos focais
2.8. Teste de usabilidade e avaliação heurística
2.9. Análise de logs e feedback de usuários
2.10. Pesquisa competitiva / benchmarking
2.11. Outras técnicas de pesquisa em UX
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BERNHAUPT, R. Evaluating User Experience in Games: Concepts and Methods. Springer, 2010.
- CADDICK, R.; CABLE, S. Communicating the User Experience: A Practical Guide for Creating Useful UX Documentation. Wiley, 2011.
- GARETT, Jesse James. The elements of user experience: user-centered design for the web. New Riders, 2002.
- GOODMAN, E.; KUNIAVSKY, M.; MOED, A. Observing the User Experience: Practitioner’s Guide to User Research. 2.ed. Waltham, USA: Morgan Kaufmann, 2012.
Bibliografia Complementar:
- HARTSON, R.; PYLA, P. The UX Book: Process and Guidelines for Ensuring a Quality User Experience. Waltham, USA: Morgan Kaufmann, 2012.
- PREECE, Jenifer; ROGERS, Yvonne; SHARP, Ellen. Design de interação: além da interação homem-computador. Porto Alegre: Bookman, 2002.
- ROYO, Javier. Design Digital. São Paulo: Rosari, 2008.
- ROSENFELD, L.; MORVILLE, P. Information Architecture for the World Wide Web. 2.ed. Sebastopol, C : O’Reilly, 1998.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
M1 | 2024 / 2 | 31 | 27 |
Design Digital (Bacharelado) Design Gráfico (Bacharelado) Horários
|
TOBIAS TESSMANN MULLING Professor responsável pela turma |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
TÉCNICAS DE PESQUISA EM EXPERIÊNCIA USUÁRIO | Design Gráfico (Bacharelado) |
TÉCNICAS DE PESQUISA EM EXPERIÊNCIA USUÁRIO | Design Digital (Bacharelado) |