Nome da Atividade
IMAGEM DIGITAL II
CÓDIGO
05000801
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Estudos sobre a imagem digital em movimento a partir das competências necessárias ao realizador audiovisual. Contato prático com as principais ferramentas para as imagens digitais em movimento.
Objetivos
Objetivo Geral:
Geral:Permitir acesso a repertórios técnicos e estéticos com relação as imagens digitais em movimento a partir de seu pensamento como imagens técnicas e suporte para o audiovisual.
Específicos:
Fazer com que os estudantes possam tomar contato com os conhecimentos básicos da prática das imagens em movimento;
Permitir, de forma básica, o pensamento do fílmico a partir das interrelações entre diversos suportes de produção de imagens de câmera, gráficas e animadas;
Fornecer repertórios técnicos e estéticos para a prática da linguagem audiovisual.
Conteúdo Programático
Unidade 1 – Teoria e prática da imagem digital em movimento
1.1 Diferentes suportes em um mesmo corpo fílmico/audiovisual
1.2 Como trabalhar com diferentes formatos de vídeo digital
1.3 Estética videográfica: transparência, janelas e
recortes
1.4 Uso de máscaras para a composição audiovisual
1.5 Estética videográfica: incrustação e perda da imanência do real
1.6 Utilização de vídeo com keying no audiovisual
1.7 Metalepsis e as fronteiras entre imagens de diferentes origens
1.8 Elementos gráficos e a sugestão/desejo de movimento
1.9 Timing e elementos gráficos no audiovisual: aplicação no motion design
Unidade 2 - Introdução à Montagem
2.1 Tempo, espaço e movimento criados pela montagem cinematográfica
2.2 Espaço geográfico no objeto fílmico
2.3 Tempo diegético no objeto fílmico
1.1 Diferentes suportes em um mesmo corpo fílmico/audiovisual
1.2 Como trabalhar com diferentes formatos de vídeo digital
1.3 Estética videográfica: transparência, janelas e
recortes
1.4 Uso de máscaras para a composição audiovisual
1.5 Estética videográfica: incrustação e perda da imanência do real
1.6 Utilização de vídeo com keying no audiovisual
1.7 Metalepsis e as fronteiras entre imagens de diferentes origens
1.8 Elementos gráficos e a sugestão/desejo de movimento
1.9 Timing e elementos gráficos no audiovisual: aplicação no motion design
Unidade 2 - Introdução à Montagem
2.1 Tempo, espaço e movimento criados pela montagem cinematográfica
2.2 Espaço geográfico no objeto fílmico
2.3 Tempo diegético no objeto fílmico
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- AUMONT, Jacques; MARIE, Michel. Dicionário teórico e crítico de cinema. 5. ed. Campinas: Papirus, 2012. Número de chamada: R 791.4303 A925d 5.ed. (BCS) 3 exemplares. DUBOIS, Philippe. Cinema, vídeo, Godard. 2.ed. São Paulo: Cosacnaify, 2011. Número de chamada: 791.43 D816c 2011 (BCS). 3 exemplares. MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas & pós-cinemas. 6. ed. Campinas: Papirus, 2012. Número de chamada: 791.4309 M149p 6.ed. (BCS). 3 exemplares.
Bibliografia Complementar:
- AUMONT, Jacques. A imagem. 16. ed. Campinas: Papirus, 2011. Número de chamada: 701 A925i 12.ed. (BCS). 5 exemplares. FURNISS, Maureen. The animation bible: a practical guide to the art of animating, from flipbooks to flash. Nova York: Abrams, 2008. Número de chamada: 778.5347 F989a (BCS). 2 exemplares. KANDINSKY, Wassily. Curso da Bauhaus. Lisboa: Edicoes 70, 1987 Número de chamada 701.18 K16c (BCS). 1 exemplar. KANDINSKY, Wassily. Ponto e linha sobre plano: contribuição a análise dos elementos da pintura. São Paulo: Martins Fontes, 2001. Número de chamada: 701.15 K16p (BCS). 3 exemplares KRASNER, Jon. Motion graphic design: applied history and aesthetics. Amsterdam: Elsevier, 2008. Número de chamada: 745 K89m (BCS). 3 exemplares. LUPTON, Ellen; MILLER, J. Abbott (Org.). ABC da Bauhaus: a Bauhaus e a teoria do design. São Paulo: Cosac Naify, 2008. Número de chamada: 745.4 A134 (BCS). 8 exemplares. LUPTON, Ellen; PHILLIPS, Jennifer Cole. Novos fundamentos do design. São Paulo: Cosac Naify, 2008. Número de chamada: 741.6 L966n (BCS). 12 exemplares. LUPTON, Ellen. Pensar com tipos: guia para designers, escritores, editores e estudantes. São Paulo: Cosac Naify, 2008. Número de chamada: 686.2252 L966p (BCS). 9 exemplares. PARENTE, André (Org.). Imagem-máquina: a era das tecnologias do virtual. 2. ed. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2011. Número de chamada: 303.483 I31 2.ed. (BCS). 8 exemplares. SILVA, João Guilherme Barone Reis e. Cenários tecnológicos e institucionais do cinema brasileiro na década de 90: comunicação e indústria audiovisual . Porto Alegre: Sulina, 2009. Número de chamada: 791.437 S586c 2009 (BCS). 3 exemplares. WHEELER, Paul. High definition cinematography. 3rd ed. Boston: Elsevier, 2009. Número de chamada: 778.53 W564h 3.ed. (BCS). 2 exemplares.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
M1 | 2024 / 2 | 25 | 25 |
Cinema de Animação (Bacharelado) Horários
|
GUILHERME CARVALHO DA ROSA Professor responsável pela turma |
||||||
M2 | 2024 / 2 | 21 | 21 |
Cinema e Audiovisual (Bacharelado) Horários
|
GUILHERME CARVALHO DA ROSA Professor responsável pela turma |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
IMAGEM DIGITAL II | Cinema e Audiovisual (Bacharelado) |
IMAGEM DIGITAL II | Cinema de Animação (Bacharelado) |