Nome da Atividade
GESTÃO DO DESIGN
CÓDIGO
05000838
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Fundamentos da Gestão. Gestão do Marketing. Estratégia Empresarial. Gestão Estratégica do Design. Design e empreendedorismo.
Objetivos
Objetivo Geral:
Gerais:Capacidade e visão empreendedora para, como um designer, gerir pessoas; projetos e organizações com o foco em Design.
Específicos:
- Compreender os fundamentos da gestão, incluindo a administração para a inovação;
- Conhecer os conceitos e princípios da Gestão do Marketing e da Estratégia Empresarial baseada no design;
- Identificar as possibilidades de negócios e relacionamento com os clientes mediante a Gestão Estratégica do Design;
- Reconhecer os níveis e os modelos da Gestão do Design;
- Capacidade e visão empreendedora ao organizar um Plano de Negócios com vistas na criação e gestão de uma organização com o foco em Design.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BRANDALISE, Loreni Teresinha. A percepção do consumidor na análise do ciclo da vida do produto: um modelo de apoio à gestão empresarial. Cascavel: EDUNIOESTE, 2008. BRUNNER, Robert. Gestão estratégica do design: como um ótimo design fará as pessoas amarem sua empresa. São Paulo: M. Books do Brasil Editora Ltda, 2010. CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. FRANÇA, Limongi, Ana Cristina. Práticas de recursos humanos - PRH: conceitos, ferramentas e procedimentos. São Paulo: Atlas, 2011. HISRICH, Robert D. Empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2009. KOTLER, Philip. Administração de Marketing: análise, planejamento, implementação e controle. São Paulo: Atlas, 1998. KOTLER, Philip. Princípios de Marketing. São Paulo: Prentice Hall, 2007. MIRANDA, Aline Cristina de. Moclaps: um modelo de negócios para a venda de mockups digitais. 2015. 123f. Trabalho de Conclusão de Curso (Cursos de Design), Universidade Federal de Pelotas, Pelotas. PEREIRA, José Matias. Administração Estratégica – Foco no Planejamento Estratégico. São Paulo: Atlas, 2011. PESCE, Bel. A menina do Vale. Como o empreendedorismo pode mudar a sua vida. s/Ed. 2012. RAMAL, Silvina. Como transformar seu talento em um negócio de sucesso: gestão de negócios para pequenos empreendimentos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006. STRUNK, Gilberto. Viver de design. Rio de Janeiro: 2AB, 2000. VALERIO NETTO, Antonio. Gestão das pequenas e médias empresas de base tecnológica. Barueri: Minha Editora; SEBRAE, 2006.
Bibliografia Complementar:
- AMBROSE, Gavin; HARRIS, Paul. Design Thinking. Porto Alegre: Bookman, 2011. BELTRÃO, André. Quanto custa meu design? Gestão financeira para freelancers. Rio de Janeiro: 2AB, 2011. BEST, Kathryn. Fundamentos da Gestão do Design. Porto Alegre: Bookman, 2012. CHIAVENATO, Idalberto. Administração financeira – uma abordagem introdutória. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. CICCONI, Eduardo Garbes. Empreendedorismo. In: PORTO, Geciane Silveira (Org.). Gestão da inovação e empreendedorismo. Rio de Janeiro: Elsevier – Campus. 2013. p. 1-14. CONSOLO, Cecília. Design Estratégico, do símbolo à Gestão da Identidade Corporativa. São Paulo: Bulcher, 2015. DEGEN, Ronald Jean. O Empreendedor – empreender como opção de carreira. São Paulo: Printice Hall, 2009. FRANÇA, Ana Cristina. Práticas de Recursos Humanos PRH. Conceitos, ferramentas e procedimentos. São Paulo: Atlas, 2009. FRASER, Heather. Design para negócios na prática – como gerar inovação e crescimento nas empresas aplicando o Business Design. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. GRACIOSO, Francisco. Marketing Estratégico – Planejamento Estratégico orientado para o mercado. São Paulo: Atlas, 2009. GURGEL, Claudio; RODRIGUEZ, Martius Vicente Rodriguez y. Administração – Elementos Essenciais para a Gestão das Organizações. São Paulo: Atlas, 2009. KOTLER, Philip, Marketing 3.0: as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. KOTLER, Philip; kARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. LUPTON, Ellen (Org.). Intuição, ação, criação. Graphic Design Thinking. São Paulo: G. Gilli, 2013. MARTINS, Rosane Fonseca de F.; MERINO, Eugênio Andrés dias. Gestão do Design como estratégia organizacional. Rio de Janeiro: Rio Boocks, 2013. MOZOTA, Brigitte Borja de; KLÖPSCH, Cássia; COSTA, Filipe Campelo Xavier da. Gestão do Design: Usando o design para construir valor de marca e inovação corporativa. Porto Alegre: Porto Alegre
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
GESTÃO DO DESIGN | Design Gráfico (Bacharelado) |