Nome da Atividade
ELEMENTOS DE LINGUAGEM MUSICAL
CÓDIGO
05000867
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Música. Apreciação Musical. Trilha Sonora. Linguagem Musical. Direitos Autorais. Música e cultura.
Objetivos
Objetivo Geral:
Objetivo GeralApresentar linguagem e elementos próprios da música para estudantes dos cursos de cinema e cinema de animação.
Objetivos Específicos
Desenvolver apreciação de conteúdo musical de diferentes origens culturais;
Estimular a expressão e o uso de terminologia específica da música;
Aperfeiçoar o briefing da música/trilha musical para produto audiovisual autoral direcionado aos compositores e diretores de som;
Problematizar aspectos ligados ao direito autoral de obras musicais.
Apresentar a classificação dos tipos de instrumentos musicais (naipes, tipos, características timbrísticas, etc.);
Destacar as principais características das obras musicais de acordo com diferentes períodos da história da música ocidental.
Conteúdo Programático
A música no mundo
Breve história da música
A música como recurso potencializador na construção de histórias e narrativas sonoras e audiovisuais variadas.
Terminologia musical específica.
Breve história da música
A música como recurso potencializador na construção de histórias e narrativas sonoras e audiovisuais variadas.
Terminologia musical específica.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BENNETT, Roy. Elementos básicos da música. Rio de Janeiro: J. Zahar Editor, 1998. 96 p. [BCS - 780.7 B471e, 3 exemplares] COPLAND, Aaron. Como ouvir (e entender) música. Rio de Janeiro: Artenova, 1974. 177 p. [BCS, AAE - 780.7 C784c, 4 exemplares] BENNETT, Roy. Uma breve história da música. 4. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1986. 80 p. [BCS - 780.9 B472b 4.ed, 2 exemplares] SADIE, Stanley (Ed.). Dicionário Grove de música: edição concisa. Rio de Janeiro: J. Zahar Editor, 1994. 1048 p. [BCS - R780.3 D546, 4 exemplares]
Bibliografia Complementar:
- CAZNOK, Yara Borges. Musica: entre o audivel e o visivel. 2. ed. São Paulo: Ed. da UNESP ;Funarte, 2008. 242 p. [BCS - 780.1 C334m 2.ed., 3 exemplares] DOURADO, Henrique Autran. Dicionário de termos e expressões da música. 2. ed. São Paulo:Ed. 34, 2008. 382 p. [BCS - R 780 D739d 2.ed., 3 exemplares] JOURDAIN, Robert. Música, cérebro e êxtase: como a música captura nossa imaginação. Rio de Janeiro: Objetiva, 1998. (781/J862m) LEVITIN, Daniel J. A música no seu cérebro: a ciência de uma obsessão humana. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010. MÁXIMO, João. A música do cinema: os 100 primeiros anos . Rio de Janeiro: Rocco, 2003. 2v. [BCS - 782.85 M464m 2003, 6 exemplares] ROSA, Ronel Alberti da; EISLER, Hanns. Música e mitologia do cinema/ na trilha de Adorno e Eisler. Ijuí: Ed. Unijuí, 2003. 136 p. [BCS - 791.437 R788m, 3 exemplares] ROSS, Alex. O resto e ruído: escutando o século XX. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. 679 p. [BCS - 780.904 R823r, 3 exemplares]
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
M1 | 2024 / 2 | 8 | 13 |
Cinema e Audiovisual (Bacharelado) Horários
|
GERSON RIOS LEME Professor responsável pela turma |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
ELEMENTOS DE LINGUAGEM MUSICAL | Cinema e Audiovisual (Bacharelado) |