Nome da Atividade
PRÁTICA DE CONJUNTO VII
CÓDIGO
05000945
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Desenvolvimento das habilidades e competências, com ênfase no desenvolvimento de técnicas interpretativas e psicomotoras, que instrumentalizam o aluno para expressar suas ideias musicais através do instrumento na prática musical coletiva; Estímulo à leitura e ao conhecimento de repertório. Discussão sobre a concepção artística de um espetáculo e/ou de outros formatos de publicação das práticas interpretativas.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivos Gerais:
-Promover a compreensão acerca dos aspectos da música; -Desenvolver técnicas instrumentais e interpretativas que possibilitem maior proficiência na prática musical coletiva;
- abordar aspectos históricos, culturais, estéticos e estilísticos.
-Desenvolver estudos de caráter teórico-prático sobre instrumentistas, compositores, gêneros e tradições interpretativas;
-Estimular o pensamento crítico-reflexivo sobre o fazer artístico, suas funções socioculturais e suas relações com o mercado;
Objetivos Específicos:
- Desenvolver a prática musical coletiva;
- Estimular a leitura musical;
- Ampliar o conhecimento de repertório;
- Estimular a prática musical através da improvisação ao instrumento;
- Estimular a criação musical através da composição e de arranjos;
- Conhecimento e cotejamento de bibliografias pertinentes às práticas interpretativas e aos processos de ensino/aprendizagem na prática musical coletiva.
- Desenvolver as competências relacionadas à performance “ao vivo” e a concepção de um espetáculo artístico.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • Livros de técnica musical e partituras diversas escolhidas de acordo com a necessidade e interesse de cada turma. CABRAL, Sérgio. Pixinguinha: vida e obra. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora Lumiar, 1997. 283 p. CAMPANHA, Odete Ferreira - Música e conjunto de Câmara - 1º ed. São Paulo: (s.l.), 1978.2. CAZES, Henrique. Choro: Do quintal ao municipal. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 1999. 204 p. VASCONCELOS, Ary. Carinhoso etc. História e Inventário do Choro. Rio deJaneiro: Liv. Sant’Anna ,1984. VASCONCELOS, Ary. Raízes da Música Popular Brasileira ,1991. [s.l. : s.n.] Bibliografia complementar: CR2 Comunicação e Marketing. Esses meninos e um pouco do choro, [s.l. : s.n.] TINHORÃO, José Ramos. Musica Popular: Um tema em debate. 3. ed. São Paulo: Editora 34, 1997. 188 p. VASCONCELOS, Ary. Panorama da música popular brasileira na Belle Époque. Rio de Janeiro: Liv. Sant’Anna, 1977. 454 p. MELLO, Zuza Homem de. A Canção no Tempo: 85 anos de Músicas Brasileiras. Vol. 1: 1901-1957. 2. ed. São Paulo: 34,1998. 366 p.

Bibliografia Complementar:

  • Guest, Ian. Arranjo - Método prático (3 volumes), 1996. Rio de Janeiro, Ed. Lumiar  HARNONCOURT, Nikolaus. O discurso dos Sons: caminhos para uma nova compreensão musical. Trad. Marcelo Fagerlande. Rio de Janeiro: Jorge Zahar ed., 1998. GARCIA, Russell. The professional arranger composer.. Hollywood, CA: Criterion Music, 1979. SCHOENBERG, Arnold. Fundamentos da composição Musical.(trad. de Eduardo Seincman) . São Paulo: Edusp, 1991.

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