Nome da Atividade
HISTÓRIA DO ROCK
CÓDIGO
05000958
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estudo do Rock em suas manifestações popular e erudita dos primórdios até os dias de hoje.

Objetivos

Objetivo Geral:

Fornecer instrumentos crítico-reflexivos sobre os conceitos Música Popular Música Erudita e Rock. Estudar a produção, práticas e recepção musical em sua intrínseca relação com o contexto e o desenvolvimento da história da música (e também, especificamente, no Brasil). Conhecer e refletir criticamente sobre obras musicais e seus compositores em diversos períodos do cenário do Rock. Construir visão panorâmica da história e tendências do Rock desde seus primórdios até os dias de hoje. Realizar trabalho de investigação sobre gênero, compositor, obra, prática musical, ou grupo musical do passado ou presente que reflita criticamente sobre a relação entre Rock, história e sociedade brasileira.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BUDDAS, Michael J.; OHMAN, Marion M. Rock recall: annotated readings in American popular music from the emergence of rock and roll to the demise of the Woodstock Nation. Ginn Press. Needham Heights, MA, 1993. CHACON, Paulo. O que é rock. Nova Cultural/Brasiliense. São Paulo, 1985. COHEN, Sara. Rock culture in Liverpool: popular music in the Making. Clarendon Press. Oxford, 2001. CORREA, Tupã Gomes. Rock nos passos da moda: mídia, consumo x mercado cultural. Papirus. Campinas, 1989. MUGGIATI, Roberto. Rock: de Elvis a Beatlemania (1954-1966). Brasiliense. São Paulo, 1985. MUGGIATI, Roberto. Rock, o Grito e o Mito: A música pop como forma de comunicação e contracultura. 3ª edição. Vozes. Petrópolis, 1981. ORLANDINE, Olívia. A arte da subversão: uma análise dos processos comunicacionais e objetos culturais da contracultura. (Trabalho de Conclusão do Curso de Jornalismo). Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2005.

Bibliografia Complementar:

  • PEREIRA, Carlos Alberto M. O que é contracultura. 8ª edição. Brasiliense. São Paulo, 1988. SIRIUS, R. U. Contracultura através dos tempos: do mito de Prometeu à cultura digital. Ediouro. Rio de Janeiro, 2007. TAVARES, Carlos A. P. O que são comunidades alternativas. Nova Cultural/Brasiliense. São Paulo, 1985. TURRA NETO, Nécio. Enterrado vivo: identidade punk e território em Londrina. UNESP. São Paulo, 2004.

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