Nome da Atividade
PEDAGOGIA DO TEATRO I
CÓDIGO
05000963
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estudo do conceito de jogo em diversos contextos históricos; as estruturas do jogo social e ficcional. As fases do jogo no desenvolvimento da criança. Estudo das metodologias de ensino do teatro que tem o jogo como base: Jogos Teatrais e Jogos Dramáticos.

Objetivos

Objetivo Geral:

Geral
- Aprender os fundamentos e as diferentes abordagens do jogo e compreender o seu papel no ensino de teatro, através de estudo e vivência das metodologias dos jogos teatrais e jogos dramáticos.

Específicos
- Conhecer as fases do desenvolvimento da criança e a evolução do jogo nestas etapas;
- Identificar as características do jogo social e ficcional;
- Compreender as diferenças metodológicas entre jogos teatrais e jogos dramáticos;
- Praticar e conduzir exercícios vinculados às duas vertentes do ensino de teatro;
- Refletir sobre as metodologias estudadas e suas aplicações em diferentes contextos e espaços educacionais;
- Vivenciar e planejar práticas com jogos tradicionais e de regras, jogos dramáticos e teatrais;
- Refletir acerca do papel do professor de teatro na escola.

Conteúdo Programático

UNIDADE 1 – O JOGO
1.1 As origens do jogo
1.2 O jogo como fenômeno cultural
1.3 O jogo e o conhecimento
UNIDADE 2 – A EVOLUÇÃO DO JOGO NA CRIANÇA
2.1 Jogo sensório-motor
2.2 Jogo simbólico
2.3 Jogo de regras
UNIDADE 3 – O JOGO E O ENSINO DE TEATRO
3.1 Jogos Dramáticos
3.2 Jogos Teatrais

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva.1996.
  • KOUDELA, Ingrid Dormien. Jogos teatrais. São Paulo: Perspectiva, 1984.
  • PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.
  • SLADE, Peter. O jogo dramático infantil. 5. ed. São Paulo: Summus, 1978.
  • SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva,1987.

Bibliografia Complementar:

  • CHACRA, Sandra. Natureza e sentido da improvisacão teatral. São Paulo: Perspectiva, 1991, 2007.
  • CHATEAU, Jean. O jogo e a criança. São Paulo: Summus,1987.
  • COURTNEY, Richard. Jogo, teatro e pensamento. São Paulo: Perspectiva, 1980.
  • REVERBEL, Olga. Jogos teatrais na escola: atividades globais de expressão. 2. ed. São Paulo: Scipione, 2011.
  • SANTOS, Vera Lúcia Bertoni dos. Brincadeira e Conhecimento: do faz-de-conta à representação teatral. Porto Alegre: Mediação, 2002.
  • SILVEIRA, Fabiane T. O jogo teatral na escola: uma reflexão sobre a construção de sujeitos históricos. Pelotas: UFPel, 2008.

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