Nome da Atividade
Pedagogia das Artes e a formação de professores
CÓDIGO
05000981
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Estudo sobre a inserção das artes na educação básica e no ensino superior, bem como metodologias de ensino e práticas pedagógicas visando a qualificação da formação de professores e a preparação para docência universitária na área.
Objetivos
Objetivo Geral:
.Conteúdo Programático
UNIDADE I - A Arte e a Educação Formal no Brasil: conquistas e desafios
UNIDADE II - Pedagogias das Artes e a formação de professores
UNIDADE III – Práticas Pedagógicas e Docência Universitária
UNIDADE IV - Metodologia de Ensino Superior
UNIDADE II - Pedagogias das Artes e a formação de professores
UNIDADE III – Práticas Pedagógicas e Docência Universitária
UNIDADE IV - Metodologia de Ensino Superior
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ANASTASIOU, Lea das Graças Camargos. Metodologia de Ensino na Universidade Brasileira: Elementos de Uma Trajetória. In: Temas e Textos em Metodologia do Ensino Superior. Campinas, SP: Papirus, 2001.
- BARBOSA, Ana Mae. (org.) Arte/Educação Contemporânea: Consonâncias Internacionais. São Paulo: Cortez, 2008.
- CHIZZOTTI, Antônio. Metodologia do Ensino Superior: O Ensino com a Pesquisa. In: Temas e Textos em Metodologia do Ensino Superior. Campinas, SP: Papirus, 2001.
- DUARTE JR, João Francisco. Por que arte-educação? Campinas, SP: Papirus, 2012.
- DUARTE JR. João Francisco. O sentido dos sentidos: A Educação (do) Sensível. Curitiba, PR: Criar Edições Ltda, 2010.
- GONÇALVES, Thaís. et. al. (org.) Docência-Artista Do Artista Docente. Fortaleza, CE: Expressão Gráfica e Editora, 2012.
- PERRENOUD, Philippe. Dez Novas Competências Para Ensinar. Porto Alegre: Artmed Editora, 2000.
- NÓVOA, António. Professores: imagens de um futuro presente. Educa: Lisboa, 2009.
- NÓVOA, A. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. Revista de Educación, 350, 203-218. 2009.
- SHÖN, Donald. Como um ensino prático reflexivo pode conectar os mundos da Universidade e da Prática. Porto Alegre: Artmed Editora, 2000
- SELBACH, Simone (sup. ger.) Arte e Didática. Coleção Como Bem Ensinar. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
- STRAZZACAPPA, Márcia & MORANDI, Carla. Entre Arte e a Docência: A Formação do Artista da Dança. Campinas, SP: Papirus, 2006.