Nome da Atividade
ABORDAGENS CORPORAIS EM EDUCAÇÃO
CÓDIGO
05000984
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Principais abordagens filosóficas e sociológicas sobre o corpo. Psicologia em ação nas artes cênicas, visuais e a psicossomática de Wilhelm Reich. Dispositivos teórico-práticos sobre o corpo em ambientes educativos. Corpo e cultura contemporânea.
Objetivos
Objetivo Geral:
- Desenvolver as capacidades de análise e ações na relação corpo-ambientes educativos;- Conhecer as abordagens científicas e culturais vigentes sobre a questão corporal;
- Identificar autores e concepções filosóficas em conexão problematizadora com a cultura corporal;
- Reconhecer práticas e posturas pedagógicas na cultura corporal;
- Desenvolver a habilidade de pesquisa na relação corpo-mente;
- Favorecer a consciência do corpo e os efeitos desta percepção no desenvolvimento educacional e nos processos de ensino-aprendizagem;
- Analisar as implicações éticas-estéticas-políticas sobre corpo e erotismo na arte contemporânea.
Conteúdo Programático
- O currículo e as suas grades: o corpo esquecido
- Corpo e cultura contemporânea, discursos e epistemologia
- Representações sociais sobre corpo, sexualidade e prazer
- Desinstitucionalizar(se): disciplina, cheiros e pelos
- Corpo, arte e ciência: por qualquer coisa não ortodoxa
- Abordagens mente-corpo: Psicossomática, Bioenergética, Biodinâmica, Biossíntese e a Educação Somática
- Lidando com as emoções básicas e o corpo em ambientes educativos
- Corpo e cultura contemporânea, discursos e epistemologia
- Representações sociais sobre corpo, sexualidade e prazer
- Desinstitucionalizar(se): disciplina, cheiros e pelos
- Corpo, arte e ciência: por qualquer coisa não ortodoxa
- Abordagens mente-corpo: Psicossomática, Bioenergética, Biodinâmica, Biossíntese e a Educação Somática
- Lidando com as emoções básicas e o corpo em ambientes educativos
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- GAIARSA, José Ângelo. Couraça Muscular do caráter: Wilhelm Reich. São Paulo: Ágora, 1984.
- LOWEN, Alexander. Bioenergética. 2ª ed. São Paulo: Summus, 1982.
- REICH, Wilhelm. Análise do caráter. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
Bibliografia Complementar:
- ALVES, Rubem. Educação dos sentidos e mais.... 10ªed. Campinas: Verus, 2014.
- COHEN, D. Walter. A linguagem do corpo: o que você precisa saber. 10ª ed. Petrópolis: Vozes, 2015.
- FREIRE, Roberto. A alma é o corpo. 4ª ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S.A., 1988.
- LE BRETON, David. Adeus ao corpo: antropologia e sociedade. 5ª ed. Campinas: Papirus, 2011.
- LOWEN, Alexander. O corpo em depressão: as bases biológicas da fé e da realidade. 6ª ed. São Paulo: Summus, 1996.