Nome da Atividade
CORPO E ARTE NA ESCOLA
CÓDIGO
05000986
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estudos dirigidos sobre a temática do corpo e da arte na escola. A presença do corpo no currículo escolar. O poder disciplinar no corpo do indivíduo. A presença da arte na escola e a educação do sensível.

Objetivos

Objetivo Geral:

- Estudar a temática do corpo e da arte na escola;
- Refletir sobre a presença do corpo no currículo escolar e sobre o poder disciplinar no corpo do indivíduo;
- Compreender o papel da arte na escola com base numa educação do sensível.

Conteúdo Programático

UNIDADE 1 – CORPO E CURRÍCULO
1.1 Tecnologias do poder disciplinar na escola

UNIDADE 2 – CORPO E ARTE NA ESCOLA
2.1 A Educação do Sensível

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • DUARTE JR., João Francisco. A montanha e o videogame: escritos sobre educação. Campinas, SP: Papirus, 2010.
  • FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 20 ed. São Paulo: Vozes, 1999.
  • HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: Lamparina, 2014.

Bibliografia Complementar:

  • CASTRO, Edgardo. Introdução a Foucault. [Livro eletrônico]. São Paulo: Autêntica, 2014.
  • DUARTE JR., João Francisco. O sentido dos sentidos: a educação (do) sensível. 2000. 233 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: . Acesso em: 03 out. 2020.
  • FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 14 ed. Rio de Janeiro: Graal, 1999.
  • LEITE, Vanessa Caldeira. Olhares distraídos, corpos pulsantes. Pelotas: Ed. Universitária UFPel, 2013.
  • SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. São Paulo: Autêntica, 2007 (recurso online).

Página gerada em 14/11/2024 23:29:05 (consulta levou 0,064390s)