Nome da Atividade
ESTUDOS SOBRE O TEATRO LATINO-AMERICANO
CÓDIGO
05000992
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Investigações acerca do teatro latino-americano. Análise de peças teatrais latino-americanas.

Objetivos

Objetivo Geral:

- Discutir acerca das noções de neocolonialismo, ditaduras militares, neoliberalismo e movimentos sociais.
- Investigar questões políticas, econômicas e culturais vinculadas à noção de teatro latino-americano.
- Conhecer e analisar peças teatrais latino-americanas.

Conteúdo Programático

UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO
1.1 O que é a América latina? Entre indígenas, europeus e africanos
1.2 O neocolonialismo, as ditaduras militares, as democracias dependentes do grande capital, o neoliberalismo, os movimentos sociais
1.3 O teatro latino-americano: há uma identidade possível?

UNIDADE 2 – TÓPICOS ACERCA DO TEATRO LATINO-AMERICANO
2.1 O teatro popular
2.2 O teatro independente
2.3 Os anos 40 e 50. Experimentações estéticas.
2.4 As influências de Stanislavski, Brecht, Artaud, do teatro do absurdo, Grotowski e Barba
2.5 O teatro e a ditadura
2.6 Os grupos teatrais
2.7 A criação coletiva
2.8 Teatro documental e biodrama

UNIDADE 3 – ESTUDOS DRAMATÚRGICOS

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CHESNEY-LAWRENCE, Luis. "Las vanguardias en el teatro latinoamericano desde lamitas de siglo XX," Teatro: Revista de EstudiosCulturales / A Journalof Cultural Studies: n. 23, p. 377-409, 2009. Disponível em: https://digitalcommons.conncoll.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1269&context=teatro. Acesso em: 1 out. 2020.
  • MUGUERCIA, Magaly; SCUDELER, Camila. Teatro como “acontecimento” na América Latina dos anos 50 e 60. Sala Preta, v. 13, n. 2, p. 224-235, 15 dez. 2013.Disponível em: http://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/69093. Acesso em: 1 out. 2020.
  • ZAPATA, Miguel Rubio. “O teatro e nossa América”. Urdimento, Florianópolis, v.1, n.22, 259 - 266, julho 2014. Disponível em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101222014259. Acesso em: 1 out. 2020.

Bibliografia Complementar:

  • DONGHI, Tulio Halperin. História da América Latina. 2. ed. [Rio de Janeiro]: Paz e Terra, 1989.
  • ENCICLOPÉDIA Latinoamericana. Disponível em: http://latinoamericana.wiki.br/. Acesso em: 5 ago. 2022.
  • NOSÉ, Zeca. A transmissão de experiências no Teatro de Vizinhos – território, memória e identidade. Conceição|Conception, v. 5, n. 1, p. 82-95, 30 jun. 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/article/view/8647651. Acesso em: 5 ago. 2022.
  • SOUSA, Nair Heloisa Bicalho De. Trajetória histórica e desafios da educação em Direitos Humanos no Brasil e na América Latina. REVISTA ESMAT, v. 9, n. 13, p. 87-102, 19 dez. 2017. Disponível em: http://esmat.tjto.jus.br/publicacoes/index.php/revista_esmat/article/view/200/186. Acesso em: 5 ago. 2022.
  • ZAPATA, Miguel Rubio. Notas sobre o itinerário e contribuições do teatro popular na América Latina e Peru desde os anos 70. Revista Cavalo Louco, Porto Alegre, ano 4, n. 6, p. 3-7, jul. 2009. Disponível em: https://issuu.com/terreira.oinois/docs/cavalo_louco_06. Acesso em: 5 ago. 2022.

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