Nome da Atividade
PRÁTICAS DE ATUAÇÃO V
CÓDIGO
05001002
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Práticas de atuação que relacionem a fisicalidade do ator à construção do personagem e da cena.
Objetivos
Objetivo Geral:
Gerais- Conhecer, refletir e experienciar linhas diversas de interpretação do teatro contemporâneo.
- Compreender e experienciar linhas de trabalhos de interpretação centralizadas no corpo do ator.
- Conhecer a linha de trabalho de Meyerhold, Artaud, Grotowski e Eugênio Barba.
Específicos
- Experienciar possibilidades de criação a partir do corpo do ator.
- Compreender as possibilidades estéticas e pedagógicas da criação de Ações Físicas e Partituras corpóreo-vocais.
- Criar cenas dramáticas a partir da(s) linha(s) pesquisadas.
Conteúdo Programático
- Fisicalidade e sua relação com o teatro: dramaturgias modernas e contemporâneas.
- Meyerhold e a Biomecânica.
- A Poética de Artaud: o ator dionisíaco.
- O ator Santo e o desnudamento em Grotowski.
- A antropologia teatral de Eugênio Barba: pré-expressividade e o treinamento.
(O professor da optativa poderá dar ênfase a apenas uma das estéticas apontadas no programa)
- Meyerhold e a Biomecânica.
- A Poética de Artaud: o ator dionisíaco.
- O ator Santo e o desnudamento em Grotowski.
- A antropologia teatral de Eugênio Barba: pré-expressividade e o treinamento.
(O professor da optativa poderá dar ênfase a apenas uma das estéticas apontadas no programa)
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BARBA, Eugenio. A terra de cinzas e diamantes: minha aprendizagem na Polônia. São Paulo: Perspectiva, 2006.
- BURNIER, Luís Otávio. A arte de ator: da técnica à representação. Campinas: Unicamp, 2009.
- FO, Dario. Manual mínimo do ator. São Paulo: Senac, 2004.
Bibliografia Complementar:
- CAVALIERE, Arlete Orlando. O inspetor geral de Gógol / Meyerhold: um espetáculo síntese. São Paulo: Perspectiva, 1996.
- GROTOWSKI, J., FLASZEN, L. O Teatro Laboratório de Jerzy Grotowski 1959-1969. São Paulo: Perspectiva/Sesc, 2007, 2010.
- MEIERHOLD, V. L. Do teatro. São Paulo: Iluminuras, 2012.
- RICHARDS, Thomas. Trabalhar com Grotowski sobre as ações físicas. São Paulo: Perspectiva, 2014.
- ROMANO, Lucia. O teatro do corpo manifesto: teatro físico. São Paulo: Perspectiva, 2005.