Nome da Atividade
EXPRESSÃO VOCAL II
CÓDIGO
05001023
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Exploração prática da expressividade vocal a partir de monólogo, diálogo, canto e outras sonoridades não verbais. Elaboração de roteiros de exercícios e aquecimentos vocais visando sua aplicação em sala de aula.

Objetivos

Objetivo Geral:

- aprofundar a experimentação vocal, ampliando a consciência dos aspectos psicofísicos envolvidos;
- provocar e desafiar ao uso inusitado da voz, rompendo padrões vocais fixos;
- ampliar as possibilidades expressivas da voz, através dos ressonadores e de energias arquetípicas; criação e mimese de vozes diferentes;
- exercitar a composição vocal e corporal a partir de um texto escolhido; exercitar o processo de integração corpo-voz.

Conteúdo Programático

- respiração: aquecimento corporal e respiração completa, respiração como elemento expressivo;
- corpo energético e vibratório, impulsos físicos para a voz, ressonância e irradiação;
- apropriação de estrutura física para a voz, com desenvolvimento de repertório de vozes, nos diferentes ressonadores;
- experimentações e relações usando a totalidade corpo-voz, sons não verbais, fala improvisada;
- técnicas do canto: afinação, melodia, ritmo, altura, intensidade e projeção;
- composição de partitura de ações físicas, corporais e vocais, com ênfase no processo de sua integração, a partir do texto escolhido.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ALEIXO, Fernando. Vocabulário poético do ator. Campinas: UNICAMP, 2009. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/284705 . Acesso em 06 out. 2020.
  • CARVALHO, Letícia. Um canto que é escuta: uma investigação da unidade corpo/voz no ator que canta. Rio de janeiro: UNIRIO, 2014. Disponível em: http://www.repositorio-bc.unirio.br:8080/xmlui/bitstream/handle/unirio/11198/Let%C3%ADcia%20Carvalho.pdf?sequence=1 Acesso em 06 out. 2020.
  • MARTINS, Janaína T. A integração corpo-voz na arte do ator: a função da voz na cena, a preparação vocal orgânica, o processo de criação vocal. Florianópolis: UDESC, 2004. Disponível em: http://www.tede.udesc.br/handle/tede/1209. Acesso em 06 out. 2020.

Bibliografia Complementar:

  • DORDETE, Daiane. Possível cartografia para um corpo vocal queer em performance. Florianópolis: UDESC, 2015. Disponível em: http://200.19.105.198/handle/tede/530 Acesso em 06 out. 2020.
  • GROTOWSKI, J. & FLASZEN, L. O Teatro Laboratório de Jerzy Grotowski: 1959-1969. São Paulo: Perspectiva/Sesc, 2010.
  • MONTENEGRO, Mônica. O corpooral: concepções e prática. Uma abordagem de trabalho de voz para o ator. São Paulo: USP, 2019. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-19092019-162137/en.php . Acesso em 06 out. 2020.
  • STEIN, Moira. Corpo e palavra: organicidade e ritualização da fala em práticas formativas do ator contemporâneo. Florianópolis: UDESC, 2006. Disponível em: http://tede.udesc.br/handle/tede/1212. Acesso em 06 out. 2020.
  • VARGENS, Meran. O exercício da expressão vocal para o alcance da verdade cênica: construção de uma proposta metodológica para a formação do ator ou A voz articulada pelo coração. Salvador: UFBA, 2005. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/27388/1/Tese%20Meran%20Vargens.pdf . Acesso em 06 out. 2020.

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