Nome da Atividade
PEDAGOGIA DO TEATRO III
CÓDIGO
05001024
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Estudo das metodologias de teatro em comunidades: as técnicas do teatro do oprimido; as práticas de teatro para o desenvolvimento de comunidades. Os métodos dialógicos e a experiência teatral como prática educativa. Os contextos do teatro comunitário no Brasil, na América Latina e no mundo na atualidade. As identidades comunitárias indígenas e quilombolas brasileiras na atualidade. O Teatro e as suas possibilidades de práticas educativas fundadas nos Direitos Humanos.
Objetivos
Objetivo Geral:
Conhecer e refletir sobre as técnicas de Teatro do Oprimido e o contexto histórico de seu surgimento no Brasil.Refletir sobre as metodologias estudadas e seu desenvolvimento em diferentes contextos e espaços educativos.
Introduzir a temática do teatro em comunidade e suas implicações educacionais.
Compreender o papel do professor nos processos de teatro e educação comunitária.
Refletir sobre as identidades comunitárias indígenas e quilombolas no Brasil.
Pesquisar e estudar sobre práticas educativas com teatro fundadas nos Direitos Humanos.
Conteúdo Programático
UNIDADE 1 - TEATRO COMUNITÁRIO NO BRASIL
1.1 Principais características das práticas teatrais comunitárias
1.2 Motivações e objetivos dos grupos de teatro comunitário
1.3 O Teatro popular de periferia
UNIDADE 2 - IDENTIDADES COMUNITÁRIAS INDÍGENAS EQUILOMBOLAS NA ATUALIDADE
2.1 Manifestações artísticas, organizações grupais e relações de aprendizagem.
UNIDADE 3 - TEATRO DO OPRIMIDO
3.1. Origem: relações entre a obra de Augusto Boal e Paulo Freire
3.2. Técnicas: Teatro Legislativo, Teatro Fórum, Teatro Jornal, Teatro Imagem, Teatro Invisível
3.3. Contextos: Teatro do Oprimido no Brasil, na América Latina e no mundo
UNIDADE 4 - EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
4.1 Declaração Universal do Direitos Humanos
4.2 Princípios da Educação em Direitos Humanos
4.2 Teatro e suas possibilidades de práticas educativas fundadas nos Direitos Humanos
A disciplina cumpre com as exigências legais de inserção dos conteúdos de cultura afro-brasileira e indígena nos cursos de licenciatura, conforme dispositivos que regem as leis 10.639 e 11.645. E também cumpre a Resolução nº 1, de 30 de maio de 2012, que Estabelece Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos.
1.1 Principais características das práticas teatrais comunitárias
1.2 Motivações e objetivos dos grupos de teatro comunitário
1.3 O Teatro popular de periferia
UNIDADE 2 - IDENTIDADES COMUNITÁRIAS INDÍGENAS EQUILOMBOLAS NA ATUALIDADE
2.1 Manifestações artísticas, organizações grupais e relações de aprendizagem.
UNIDADE 3 - TEATRO DO OPRIMIDO
3.1. Origem: relações entre a obra de Augusto Boal e Paulo Freire
3.2. Técnicas: Teatro Legislativo, Teatro Fórum, Teatro Jornal, Teatro Imagem, Teatro Invisível
3.3. Contextos: Teatro do Oprimido no Brasil, na América Latina e no mundo
UNIDADE 4 - EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
4.1 Declaração Universal do Direitos Humanos
4.2 Princípios da Educação em Direitos Humanos
4.2 Teatro e suas possibilidades de práticas educativas fundadas nos Direitos Humanos
A disciplina cumpre com as exigências legais de inserção dos conteúdos de cultura afro-brasileira e indígena nos cursos de licenciatura, conforme dispositivos que regem as leis 10.639 e 11.645. E também cumpre a Resolução nº 1, de 30 de maio de 2012, que Estabelece Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BOAL, Augusto. Teatro do oprimido e outras poéticas políticas. 12. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.
- FREIRE, Paulo. Ação cultural para liberdade e outros escritos. São Paulo: Paz e Terra, 1977.
- OLIVEIRA, Luiz Fernandes de; CANDAU, Vera Maria Ferrão. Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural no Brasil. Educação em revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 1, pág. 15-40, abril de 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982010000100002&lng=en&nrm=iso . Acesso em: 01 out. 2020.
Bibliografia Complementar:
- BOAL. Augusto. Jogos para atores e não atores. 14ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.
- FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 6ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
- FREIRE, Paulo; MACEDO, Donaldo. Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.
- KOUDELA. Ingrid Dormien. Brecht: um jogo de aprendizagem: 2ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2010.
- TEIXEIRA. Tânia Márcia Baraúna. Dimensões sócio-educativas do Teatro do Oprimido: Paulo Freire e Augusto Boal. Tese de Doutorado. Universidade Autônoma de Barcelona. 2007. Disponível em: http://www.tdr.cesca.es/TDX-1117108-164651/index_cs.html. Acesso em: 02 out. 2020.