Nome da Atividade
ESTÉTICA TEATRAL
CÓDIGO
05001028
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Os elementos constituintes do espetáculo teatral e a fenomenologia da experiência estética. O teatro como obra de arte e objeto estético. As diversas teorias dos gêneros.
Objetivos
Objetivo Geral:
O aluno ao término do semestre deverá ser capaz de identificar os elementos constituintes da linguagem teatral, bem como compreender, sob pontos de vista diversos, os fenômenos estéticos e a recepção teatral relacionados a seus contextos histórico-sociais.Conteúdo Programático
- Os três regimes da arte segundo Jacques Rancière: ético, poético e estético.
- Apresentação e discussão de problemáticas da arte: autonomia da criação e do fenômeno sensível, relações arte/sociedade, relações do teatro com outros fazeres artísticos.
- Pensamento sobre a arte na filosofia antiga e sua influência nas práticas teatrais.
- Origens da estética como disciplina filosófica.
- Desenvolvimento da estética: a autonomia do fenômeno estético, a educação estética e a influência da reflexão filosófica na percepção e apreciação da arte.
- Estudo de alguns dos principais textos e práticas da estética teatral.
- Experiência estética e a transformação da cena teatral.
- O espectador e o teatro contemporâneo.
- Apresentação e discussão de problemáticas da arte: autonomia da criação e do fenômeno sensível, relações arte/sociedade, relações do teatro com outros fazeres artísticos.
- Pensamento sobre a arte na filosofia antiga e sua influência nas práticas teatrais.
- Origens da estética como disciplina filosófica.
- Desenvolvimento da estética: a autonomia do fenômeno estético, a educação estética e a influência da reflexão filosófica na percepção e apreciação da arte.
- Estudo de alguns dos principais textos e práticas da estética teatral.
- Experiência estética e a transformação da cena teatral.
- O espectador e o teatro contemporâneo.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BOAL, Augusto. Estética do oprimido: reflexões errantes sobre o pensamento do ponto de vista estético e não científico. Rio de Janeiro: Garamond, 2008.
- NUNES, Benedito. Introdução à filosofia da arte. São Paulo: Editora Ática, 2009.
- ROUBINE, Jean-Jacques. Introdução às grandes teorias do teatro. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.
Bibliografia Complementar:
- CARLSON, Marvin. Teorias do Teatro. São Paulo: Editora da Unesp, 1997.
- LEHMANN, Hans-Thies. “Teatro pós-dramático doze anos depois”. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 3, n.3 (2013). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/presenca/article/view/39703. Acesso em: 20 mai 2022.
- PAREYSON, Luigi. Os problemas da estética. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
- ROUBINE, Jean-Jacques. A Linguagem da Encenação Teatral. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.
- SZONDI, Peter. Teoria do drama moderno [1880 - 1950]. São Paulo: Cosac Naify, 2011.