Nome da Atividade
ESTÁGIO I
CÓDIGO
05001032
Carga Horária
150 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
5
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
5
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
10
CRÉDITOS
10
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVACAO 7 / Sem
exame
Ementa
Vivências de situações práticas de ensino de teatro na educação infantil e/ou séries iniciais e finais do ensino fundamental em escola de ensino regular. Elaboração de planos de ensino e relatório final.
Objetivos
Objetivo Geral:
Desenvolver capacidade de reflexão crítica sobre o ensino de teatro no contexto escolar da educação infantil e/ou no ensino fundamental, inter-relacionada com elementos antropológicos, socioculturais e político-econômicos. Possibilitar conhecimentos e habilidades didático-pedagógicas necessárias para elaboração de planejamentos, formulação de objetivos. Discutir sobre os processos avaliativos e a utilização de recursos materiais no Ensino de Teatro na escola.Conteúdo Programático
Unidade1- Metas educacionais, planejamentos, objetivos, avaliações e recursos materiais.
Unidade 2- Propostas de intervenções, planos de curso e planos de aula.
Unidade 3- Acompanhamento de aulas de teatro nas escolas da educação infantil e/ou no ensino fundamental. Práticas pedagógicas supervisionadas.
Unidade 4- Avaliação das observações e intervenções na escola.
Unidade 5- Seminários temáticos sobre as práticas de ensino de teatro desenvolvidas durante o estágio.
Unidade 6 – Estudos acerca da(s) infância(s) na contemporaneidade.
Unidade 2- Propostas de intervenções, planos de curso e planos de aula.
Unidade 3- Acompanhamento de aulas de teatro nas escolas da educação infantil e/ou no ensino fundamental. Práticas pedagógicas supervisionadas.
Unidade 4- Avaliação das observações e intervenções na escola.
Unidade 5- Seminários temáticos sobre as práticas de ensino de teatro desenvolvidas durante o estágio.
Unidade 6 – Estudos acerca da(s) infância(s) na contemporaneidade.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BARBOSA, Ana Mae Tavares Bastos. Arte-educação no Brasil: das origens ao modernismo. 6ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2010.
- FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 23ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
- FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. 37ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008.
- JAPIASSU, Ricardo Ottoni Vaz. Metodologia do ensino de teatro. 9ª ed. Campinas: Papirus, 2010, 2014.
- SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. 5ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2005.
Bibliografia Complementar:
- BRASIL/MEC. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Brasília/DF: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 03 out. 2020.
- FERREIRA, Taís. FALKEMBACH, Maria Fonseca. Teatro e dança nos anos iniciais. Porto Alegre: Mediação, 2012.
- KOUDELA, Ingrid Dormien. Jogos teatrais. 5ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2006.
- SILVEIRA, Fabiane Tejada da; FERREIRA, Taís; LEITE, Vanessa Caldeira (Org.). Conversações sobre teatro e educação. Porto Alegre: Observatório Gráfico, 2013.
- SLADE, Peter. O jogo dramático infantil. 5ª ed. São Paulo: Summus, 1978.