Nome da Atividade
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO MUSICAL
CÓDIGO
05001078
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
A disciplina oferecerá ao aluno tópicos para discussão teórica e para a produção
artística com base em estudos específicos da paisagem sonora e da arte sonora
em seus aspectos históricos, conceituais e técnico-criativos.
artística com base em estudos específicos da paisagem sonora e da arte sonora
em seus aspectos históricos, conceituais e técnico-criativos.
Objetivos
Objetivo Geral:
Objetivo(s) Geral(ais):Proporcionar aos alunos de forma prática esclarecimentos sobre tópicos do
uso da tecnologia musical, tais como equipamentos de registro sonoro e
programas ou aplicativos de edição multipista.
Objetivo(s) específico(s):
1. Potencializar a criação musical em programas multipista;
2. Possibilitar diferentes tipos de registros sonoros, de instrumentos à
paisagem sonora.
3. Proporcionar momentos de discussão do repertório de música
eletroacústica, paisagem sonora e demais estilos do século XX e XXI.
Conteúdo Programático
Programa:
1. Leitura e discussão de textos, áudios e músicas compostas com
paisagens sonoras;
2. Utilização de equipamentos de registro sonoro;
3. Registro sonoro de elementos pertencentes à paisagem sonora local.
4. Criações em software multipista com base em registros sonoros de
paisagens.
5. Avaliação e reconhecimento da paisagem por meio de caminhadas
coletivas.
1. Leitura e discussão de textos, áudios e músicas compostas com
paisagens sonoras;
2. Utilização de equipamentos de registro sonoro;
3. Registro sonoro de elementos pertencentes à paisagem sonora local.
4. Criações em software multipista com base em registros sonoros de
paisagens.
5. Avaliação e reconhecimento da paisagem por meio de caminhadas
coletivas.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- CAMPESATO, L., e IAZZETTA, F. Som, espaço e tempo na arte sonora. Anais do XVI Congresso da ANPPOM, Brasília, 2006.
- IAZZETTA, F. (2015). “Estudos do Som: Um campo em gestação”. Centro de Pesquisa e Formação/ No 1, nov / 2015.
- KRAUSE, B. (2008) Anatomy of the soundscape: Evolving perspectives.Journal of the Audio Engineering Society, 56(1) pp 73-80.
Bibliografia Complementar:
- LABELLE, B. (2006). Background Noise. Perspectives on Sound Art. New York and London: Continuum.
- LINK, B. (1993). “A DSP Implementation of a Pro Logic Surround Decoder”. Proc. 95th AES Convention. Preprint No. 3758, New York, 1993.
- MIRANDA, E. (1998). "Computer Sound Synthesis for the Electronic Musician". Oxford, Focal Press, 1998.
- MIRANDA, E.. (2001) "Composing Music with Computers". Oxford, Focal Press, 2001.
- ROADS, C. (1996). "The Computer Music Tutorial". MIT, 1996.
- ROADS, C. (2015). ”Composing Electronic Music: A new aesthetics”. Oxford University Press.