Nome da Atividade
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II
CÓDIGO
05001097
Carga Horária
9 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
5
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
9
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVACAO 7 / Sem
exame

Ementa

Vivências de situações práticas de ensino de teatro na educação infantil e/ou no ensino fundamental em escola de ensino regular. Regência de classe. Elaboração de planos de ensino, planos de aula e relatório final.

Objetivos

Objetivo Geral:

Geral
- Vivenciar a profissão docente através de situações práticas de ensino de Teatro na educação infantil e/ou no ensino fundamental em escola de ensino regular.

Específicos
- Elaborar propostas de intervenções, plano de ensino e planos de aula;
- Acompanhar aulas de Teatro (Arte) nas escolas da educação infantil e/ou no ensino fundamental;
- Estudar a(s) infância(s) e a(s) adolescência(s) na contemporaneidade;
- Ministrar aulas de Teatro na educação básica com supervisão da escola e orientação da universidade;
- Refletir criticamente sobre as observações e intervenções realizadas na escola para escrita de relatório.

Conteúdo Programático

UNIDADE 1 – Metas educacionais, planejamentos, objetivos, avaliações e recursos materiais.
UNIDADE 2 – Propostas de intervenções, plano de ensino e planos de aula.
UNIDADE 3 – Acompanhamento de aulas de Teatro (Arte) nas escolas da educação infantil e/ou no ensino fundamental.
UNIDADE 4 – Práticas pedagógicas supervisionadas. Regência de classe. Exercício da docência.
UNIDADE 5 – Avaliação das observações, reflexões das intervenções na escola e escrita de relatório.
UNIDADE 6 – Estudos acerca da(s) infância(s) e adolescência(s) na contemporaneidade.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 8. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1978.
  • FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
  • JAPIASSU, Ricardo Ottoni Vaz. Metodologia do ensino de teatro. 9.ed. Campinas: Papirus, 2010.
  • SANTOS, Vera Lúcia Bertoni dos. Atenção! Crianças Brincando! In: CUNHA, Susana R. V. Cor, som e movimento. Porto Alegre: Mediação, 2001.
  • STOKOE, Patrícia, HARF, Ruth. Expressão corporal na pré-escola. São Paulo: Summus, 1987.

Bibliografia Complementar:

  • BRASIL/MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais de 5ª a 8ª Séries: Arte. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Fundamental, Brasília: MEC/SEF, 1998.
  • BRASIL/MEC. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Fundamental, 1998.
  • BRASIL/MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais de 1ª a 4ª Séries: Arte. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Fundamental, Brasília: MEC/SEF, 2001.
  • BRASIL/MEC. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.
  • FERREIRA, Taís. FALKEMBACH, Maria Fonseca. Teatro e dança nos anos iniciais. Porto Alegre: Mediação, 2012.

Página gerada em 15/11/2024 04:43:50 (consulta levou 0,066122s)