Nome da Atividade
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III
CÓDIGO
05001101
Carga Horária
135 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
5
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
9
CRÉDITOS
9
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVACAO 7 / Sem
exame

Ementa

Vivências de situações práticas de ensino de teatro no ensino médio e/ou técnico em escola de ensino regular. Regência de Classe. Elaboração de planos de ensino e relatório final.

Objetivos

Objetivo Geral:

Geral
- Vivenciar a docência por meio de práticas de ensino de teatro no ensino médio e/ou técnico em escolas de ensino regular.

Específicos
- Acompanhar as aulas de Teatro (Arte) em turmas do ensino médio e/ou técnico.
- Elaborar uma proposta de intervenção pedagógica a partir da construção de plano de ensino e planos de aula.
- Aprofundar os estudos sobre juventude(s) na contemporaneidade relacionando com a prática do ensino do Teatro na educação básica.
- Ministrar aulas de Teatro na educação básica com supervisão da escola e orientação da universidade.
- Desenvolver a capacidade de reflexão crítica sobre o ensino de teatro no contexto escolar no ensino médio e/ou técnico a partir das observações e intervenções realizadas na escola tendo em vista a escrita do relatório.

Conteúdo Programático

UNIDADE 1- Metas educacionais, planejamentos, objetivos, avaliações e recursos materiais.
UNIDADE 2- Propostas de intervenções, planos de curso e planos de aula.
UNIDADE 3- Acompanhamento de aulas de teatro nas escolas no ensino médio. Práticas pedagógicas supervisionadas.
UNIDADE 4- Avaliação das observações e intervenções na escola.
UNIDADE 5- Seminários temáticos sobre as práticas de ensino de teatro desenvolvidas durante o estágio.
UNIDADE 6 – Estudos sobre juventude(s) na contemporaneidade.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • DEMO, Pedro. Desafios modernos da educação. Petrópolis: Vozes, 1993.
  • DESGRANGES, Flávio. Pedagogia do teatro: provocação e dialogismo. São Paulo: HUCITEC, 2006.
  • FERREIRA, Taís; OLIVEIRA, Mariana. Artes Cênicas – Teoria e Prática no Ensino Fundamental e Médio. Porto Alegre: Mediação, 2017.
  • SANTOS, Vera Lúcia Bertoni; SPRITZER, Mirna (orgs). Teatro com jovens e adultos – princípios e práticas. Porto Alegre: Mediação,2012.
  • SPOLIN, Viola. O jogo teatral no livro do professor. São Paulo. Perspectiva. 2001.

Bibliografia Complementar:

  • BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional: Lei nº 9.394. Brasília, 1996.
  • BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio – Parte II: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Secretaria de Educação Fundamental, Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2000.
  • BRASIL. Ministério da Educação. Orientações curriculares para o ensino médio: Linguagens e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.
  • BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.
  • DAYRELL, Juarez; CARRANO, Paulo; MAIA, Carla Linhares (orgs). Juventude e ensino médio: sujeitos e currículos em diálogo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.
  • FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. São Paulo. Paz e Terra, 1986.

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