Nome da Atividade
CORPO, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS
CÓDIGO
05001123
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estudos sobre os Direitos Humanos na Contemporaneidade. Corpo e Diversidade. Educação, inclusão, escola, sociedade. Gênero e Sexualidade. Políticas públicas para Educação Inclusiva. Terminologia e conceitos relacionados às diversidades: gênero, etnias, deficiências. Metodologias de ensino: dança como prática inclusiva. Composição e apreciação de trabalhos coreográficos. Desenvolvimento de reflexões que articulem os conteúdos específicos à dimensão pedagógica para a formação de professores da
Educação Básica. Atende diretamente a legislação pertinente à Educação em Direitos Humanos, Inclusão da Pessoa com Deficiência, Diferença e Igualdade de Gênero, Diferença e Igualdade Sexual, Diferença e Igualdade Faixa Geracional e Direitos Educacionais de Adolescentes e Jovens.

Objetivos

Objetivo Geral:

Introduzir estudos sobre corpo, deficiência, necessidades especiais, gênero e sexualidade; Apresentar reflexões sobre arte e direitos humanos; Desenvolver discussões sobre educação inclusiva em artes/dança: grupos artísticos, ambientes e metodologias para aulas acessíveis; Provocar reflexões e relações entre práticas baseadas em princípios somáticos e práticas corporais inclusivas.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • DINIZ, Debora; MEDEIROS, Marcelo; BARBOSA, Livia (Org.). Deficiência e igualdade. Brasília: Letras Livres : Ed. da UnB, 2010
  • LOURO, Guacira Lopes; FELIPE, Jane; GOELLNER, Silvana Vilodre (Org.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
  • LIBERMANN, Flávia. Delicadas coreografias: instantâneos de uma terapia ocupacional. São Paulo: Summus, 2008.
  • MILLER, Jussara. Qual é o corpo que dança?: dança e educação somática para adultos e crianças. São Paulo: Summus, 2012.
  • TEIXEIRA, Cíntia Maria. Gênero e diversidade: formação de educadoras/es. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

Bibliografia Complementar:

  • DRAGO, Sonia Lopes Victor; CHICON, José Franscisco (Orgs.) (Org.). A educação inclusiva de crianças, adolescentes, jovens e adultos: avanços e desafios avanços e desafios. Vitória: EDUFES, 2010.
  • EVARISTO, Marlandes; FRANCISCO, Milton (Org.); ABREU, Antônio Campos de et al. A 'Declaração de Salamanca' hoje: vozes da prática . Rio Branco: João Ed., 2013.
  • FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 9. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

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