Nome da Atividade
TÓPICOS ESPECIAIS EM DANÇA VIII
CÓDIGO
05001165
Carga Horária
90 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
6
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
6
CRÉDITOS
6
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Estudos dirigidos ou integrados em/sobre/com Dança e/ou Corpo e/ou Artes e/ou Cultura e/ou Educação.
Objetivos
Objetivo Geral:
- Proporcionar oportunidade de aprofundamento de estudos ligados a temas que correspondam aos componentes curriculares (obrigatórios e optativos), às linhas de pesquisa e aos projetos do corpo docente;- Oferecer espaço para articulação e desenvolvimento de propostas artístico-pedagógicas de convidados do Curso de Dança;
- Realizar estudos dirigidos de diferentes assuntos atuais que se articulam com o processo formativo do Curso de Dança;
- Acolher propostas, presencial ou virtual, professores, artistas, pesquisadores e agentes culturais de distintas procedências para atividades dirigidas e/ou residências artísticas, pedagógicas ou tecnológicas, processos de ensino-aprendizagem e de criação/composição cênica nas suas mais diversas possibilidades.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2014.
- CONE, Theresa Purcell; CONE, Stephen L. Ensinando dança para crianças. 3 ed. São Paulo: Manole, 2015. Recurso online - ISBN 9788520450079.
- DUARTE JR., João Francisco. O sentido dos sentidos: a educação (do) sensível. 5.ed. Curitiba: Criar Edições, 2010.
- GIGUERE, Miriam. Dança moderna: fundamentos e técnicas. São Paulo: Manole, 2016. Recurso online - ISBN 978852045155.
- STRAZZACAPPA, Márcia; MORANDI, Carla. Entre a arte e a docência: a formação do artista da dança. São Paulo: Papirus Editora, 2006.
Bibliografia Complementar:
- MARQUES, Isabel A.; BRAZIL, Fábio. Arte em questões. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2014.
- RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. 2. ed. São Paulo: EXO experimental org.: Ed. 34, 2009.
- RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante: Cinco lições sobre a emancipação intelectual. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.