Nome da Atividade
TÓPICOS EM PERFORMANCE MUSICAL
CÓDIGO
05001169
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Estudos sobre a natureza da performance musical em suas várias facetas, seja como expressão definitiva ou conclusiva de processos de construção técnico-interpretativas, ou como aspecto integrante destes mesmos processos. A performance, como objeto de investigação, é vista como um espectro onde, em um de seus polos, está o trabalho com músicas detalhadamente codificadas para interpretação artística e, no outro, o trabalho com manifestações musicais de ordem criativo-interpretativa híbrida, onde os papeis de compositor e intérprete se mesclam. Neste contexto, inserem-se investigações sobre a criatividade na performance, técnica, execução, interpretação, gêneros, estilos, culturas e histórias relacionadas ao fazer musical nos seus âmbitos instrumental, vocal, individual e coletivo.
Objetivos
Objetivo Geral:
Gerais: Investigar aspectos de performance musical.Específicos: Construir conhecimentos e produtos relacionados a performance musical.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- COOK, Nicholas. A Guide to Musical Analysis. Norton & Company, New York/London, 1992. RINK J., GAUNT H., WILLIAMON, A. Musicians in the Making: Pathways to Criative Performance. Oxford University Press, New York, 2017. WILLIAMON, Aaron. Musical Excellence: Strategies and techniques to enhance performance. Oxford University Press, 2004.
Bibliografia Complementar:
- DOMENICI, Catarina, A voz do performer na música e na pesquisa. Anais do II SIMPOM - Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música. UNIRIO, Rio de Janeiro, 2012. ________________, A performance musica e a crise da autoridade: corpo e gênero. Revista Interfaces, vol. 18 n. 1, 2013 GROUT D. & PALISCA C. História da Música Ocidental. Ed. Gradiva, Lisboa, 1997. ROSEN, Charles. Piano Notes: The World of the Pianists. Free Press, New York, 2002. SCHOENBERG, Arnold. Fundamentals of Musical Composition. Faber & Faber, 1970.