Nome da Atividade
ROTEIRO PARA JOGOS E GAMES
CÓDIGO
05001402
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Com o objetivo de desenvolver a habilidade narrativa e instrumentalizando a criação de histórias para Design de Jogos e Games, serão explorados, através de aulas expositivas e seminários, os seguintes tópicos: Definição sobre que é uma história, Definição das partes constituintes de uma história, Definição de herói/heroína, Problema a ser resolvido, Definição de desafios, Definição de Arco Narrativo, Desenvolvimento de Narrativa e design de níveis, Influência do Roteiro Narrativo no Documento de Design de Game (DDG) e vice-versa
Objetivos
Objetivo Geral:
Definir o conceito de História e apresentar como o Roteiro Narrativo de um Jogo ou Game pode se entrelaçar com o conceito de gameplay no Design de Jogos e Games, desenvolvendo a habilidade narrativa e instrumentalizando a criação de histórias para Design de Jogos e Games.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- CAMPBELL, Joseph. O Herói de Mil Faces. São Paulo : Pensamento, 2007, 2013. 414p. ISBN 9788531502941. (3 exemplares, Biblioteca BCS, número de chamada 291.13 C188h)
- MURRAY, Janet. Hamlet no Holodeck: O futuro da narrativa no ciberespaço. São Paulo: UNESP: Itaú Cultural, 2003. 282p. ISBN 9788571394964. (3 exemplares, Biblioteca BCP, número de chamada 700.105 M982h).
- SALEN, Katie, ZIMMERMAN, Eric. Regras do Jogo: Fundamentos do Design de Jogos - Volume 4. São Paulo: Blucher, 2012. (recurso online). ISBN 9788521206569. (livro eletrônico disponível na base online UFPel).
Bibliografia Complementar:
- CAMPOS, Flavio de. Roteiro de cinema e televisão: A arte e a técnica de imaginar, perceber e narrar uma história. Rio de Janeiro: Zahar, 2007. 407 p. ISBN 9788571109858. (3 exemplares, Biblioteca BCS, número de chamada 791.437 C198r).
- CARRIÈRE, Jean-Claude. Prática do roteiro cinematográfico. São Paulo: JSN Editora, 1996. 144 p. ISBN 8585983011. (3 exemplares, Biblioteca BCS, número de chamada 791.437 C318p).
- FIELD, Syd. Manual do roteiro: fundamentos do texto cinematográfico. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. 223 p. ISBN 857302044X. (4 exemplares, Biblioteca BCS, número de chamada 791.43 F453m).
- GAME design. Porto Alegre SAGAH 2021 1 recurso online ISBN 9786556901299. (livro eletrônico disponível na base online UFPel).
- ISBISTER, Katherine. Better game characters by design: a psychological approach . Amsterdam: Elsevier, 2006. 336 p. ISBN 9781558609211 (2 exemplares, Biblioteca Campus Porto, número de chamada 004 I73b)
- JENKINS, Henry. Game Design as Narrative Architecture. Cambridge: MIT Press, 2002. (recurso online) Disponível em: [https://web.mit.edu/~21fms/People/henry3/games&narrative.html]. Último acesso em: 22 de março de 2023.