Nome da Atividade
				DESIGN DE PERSONAGENS 2
				CÓDIGO
				05001408
				Carga Horária
				60 horas
				Tipo de Atividade
				DISCIPLINA
				Periodicidade
				Semestral
				Modalidade
				PRESENCIAL
				Unidade responsável
				
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
			Ementa
Metodologias aplicadas e desenvolvimento de personagens 2D no que tange sua criação prática.
					Objetivos
Objetivo Geral:
Instrumentalizar o discente aos conceitos e metodologias de criação de personagens 2D numa abordagem simbólica, conceitual e prática. Construção da figura, figurino, cor, model sheet. Abordar a consciência da criação de personagens diversos nos jogos, no que tange a questões étnico-raciais, cultura afro-brasileira e inclusiva.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ISBISTER, Katherine. Better game characters by design: a psychological approach . Amsterdam: Elsevier, 2006. 336 p. ISBN 9781558609211 (2 exemplares, Biblioteca Campus Porto, número de chamada 004 I73b
 - ROGERS, Scott. Level up um guia para o design de grandes jogos. São Paulo Blucher 2013 1 recurso online ISBN 9788521207016.
 - STANISLAVSKI, Konstantin. A Construção da personagem. 16. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006. 396 p. ISBN 8520001092.
 
Bibliografia Complementar:
- ANDALÓ, Flávio. Modelagem e animação 2D e 3D para jogos. São Paulo Erica 2015 1 recurso online ISBN 9788536519425.
 - CANDIDO, Araujo et al. A personagem de ficção. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 1974. 125 p. (Debates; 1)
 - PALLOTTINI, Renata. Dramaturgia: a construção do personagem. São Paulo: Ática, 1989. 156 p. (Fundamentos; 46)
 - SCHUYTEMA, Paul. Design de games uma abordagem prática. São Paulo Cengage Learning 2008 1 recurso online ISBN 9788522127269. (livro eletrônico disponível na base online UFPel).
 - WELLS, Paul. Desenho de animação animação básica 03. Porto Alegre Bookman 2012 1 recurso online ISBN 9788540701533.
 
Turmas Ofertadas
| Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| M1 | 2025 / 2 | 30 | 30 | 
Design de Jogos (Bacharelado - Noturno)  Horários 					
  | 
					
MONICA LIMA DE FARIA Professor responsável pela turma  |