Nome da Atividade
				MODELAGEM 3D
				CÓDIGO
				05001413
				Carga Horária
				60 horas
				Tipo de Atividade
				DISCIPLINA
				Periodicidade
				Semestral
				Modalidade
				PRESENCIAL
				Unidade responsável
				
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
			Ementa
Tipos de modelagem 3D (Nurbs, poligonal e 2.5D). Elementos que compõem os objetos tridimensionais (vértices, arestas, faces). Ferramentas de modelagem 3D. Malha low e hight poly. Correção e suavização da malha. Diferenciação de textura e material. Mapas que compõem um material. Adaptação da textura bidimensional para forma tridimensional (UVW). Tipos de lâmpadas. Iluminação em ambientes externos, internos e studio. Manipulação de câmera. Conceitos iniciais de animação 3D. Renderização.
					Objetivos
Objetivo Geral:
Habilitar o aluno a construir, texturizar, iluminar e animar objetos tridimensionais diversos, assim como renderizar cenas animadas ou para impressão usando software de modelagem 3D.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ANDALÓ, Flávio. Modelagem e animação 2D e 3D para jogos. São Paulo: Erica 2015.
 - JOSÉ, Marcel Fialho. Projetos gráficos fundamentos 2D e 3D. São Paulo: Erica, 2015.
 - ALVES, William Pereira. Unity design e desenvolvimento de jogos. Rio de Janeiro Alta Books 2019 1 recurso online ISBN 9786555200102
 
Bibliografia Complementar:
- GAMBA JUNIOR. Computação gráfica para designers: dialogando com as caixinhas de diálogo. Rio de Janeiro: 2AB, 2003.
 - LOBO, Renato Nogueirol. Modelagem 3D para vestuário conceitos e técnicas de criação de peças. São Paulo: Erica, 2014.
 - OLIVEIRA, Adriano de. Estudo dirigido de 3ds Max 2009. São Paulo: Erica, 2008. SANZI, Gianpietro. Desenho de perspectiva. São Paulo: Erica, 2014.
 - PAQUETTE, Andrew. Computer Graphics for Artists: An Introduction. XVIII, 270 p. 453 illus., 22
 - SPRINGERLINK (ONLINE SERVICE). Human Motion: Understanding, Modelling, Capture, and Animation. X, 636 p (Computational Imaging and Vision, 1381-6446; 36).