Nome da Atividade
GAME DESIGN 3
CÓDIGO
05001414
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estudo sobre conceitos e elementos específicos de game design como mecânicas e balanceamento. Elementos de sorte e estratégia, número e tipo de jogadores, tipologia dos jogos, escolhas e recompensas.

Objetivos

Objetivo Geral:

Possibilitar ao discente a compreensão e criação de elementos básicos dos jogos como mecânicas, regras, sistemas e balanceamento.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ISBISTER, Katherine. Better game characters by design: a psychological approach . Amsterdam: Elsevier, 2006. 336 p. ISBN 9781558609211 (2 exemplares, Biblioteca Campus Porto, número de chamada 004 I73b)
  • ROGERS, Scott. Level up um guia para o design de grandes jogos. São Paulo Blucher 2013. recurso online ISBN 9788521207016.
  • SCHUYTEMA, Paul. Design de games uma abordagem prática. São Paulo Cengage Learning 2008 1 recurso online ISBN 9788522127269. (livro eletrônico disponível na base online UFPel).

Bibliografia Complementar:

  • HUIZINGA, Johan. Homo ludens, o jogo como elemento da cultura. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 1996. 243 p. (Coleção Estudos; 004 : Filosofia). ISBN 8527300753.
  • GAME design. Porto Alegre SAGAH 2021 1 recurso online ISBN 9786556901299. (livro eletrônico disponível na base online UFPel).
  • MASTROCOLA, Vicente Martin. Game design modelos de negócio e processos criativos: um trajeto do protótipo ao jogo produzido. São Paulo Cengage Learning 2015 1 recurso online ISBN 9788522122714. (livro eletrônico disponível na base online UFPel).
  • NOVAK, Jeannie. Desenvolvimento de games. São Paulo Cengage Learning 2010 1 recurso online ISBN 9788522127252. (livro eletrônico disponível na base online UFPel).
  • SPRINGERLINK (ONLINE SERVICE). Motion in Games: First International Workshop, MIG 2008, Utrecht, The Netherlands, June 14-17, 2008, Revised Papers. 1st ed. 2008. IX, 257 p (Image Processing, Computer Vision, Pattern Recognition, and Graphics ; 5277). ISBN 9783540892205.

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