Nome da Atividade
ÁUDIO PARA MEIOS DIGITAIS
CÓDIGO
05001419
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Produções sonoras para meios digitais. Paisagem Sonora. Consciência Sonora. O som entendido como narrativa: da trilha musical aos efeitos sonoros. Conceitos e utilização do som em meios digitais. Planejamento sonoro até finalização do áudio

Objetivos

Objetivo Geral:

OBJETIVO GERAL
Suscitar a construção crítico-reflexiva da linguagem sonora para meios digitais, a partir da abordagem e problematização dos aspectos peculiares históricos, físicos, estéticos e técnicos do som.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Despertar a consciência sonora;
Analisar materiais variados de meios digitais e suas características de construção de material sonoro;
Apresentar os instrumentos de captação de áudio, definindo a função prática e utilização otimizada dos mesmos;
Realizar exercícios práticos com softwares de criação e edição de som;
Capacitar os estudantes para criação de conteúdo de áudio para meios digitais diversos

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BENNETT, Roy. Elementos básicos da música. Rio de Janeiro: J. Zahar Editor, 1998. 96 p. [BCS - 780.7 B471e, 3 exemplares]
  • COPLAND, Aaron. Como ouvir (e entender) música. Rio de Janeiro: Artenova, 1974. 177 p. [BCS, AAE - 780.7 C784c, 4 exemplares]
  • WISNIK, Jose Miguel. O som e o sentido: uma outra história das músicas. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. 253 p. [BCS - 781 W815s, 1 exemplar]; [BCS - 781.22 W815s 2. ed., 12 exemplares]
  • TARKOVSKIAEI, Andreaei Arsensevich, 1932-1986. Esculpir o tempo. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002. 306 p. [BCS - 791.43 T187e 2.ed., 1 exemplar]; [BCS - 791.43 T187e 3.ed., 5 exemplares]
  • MURCH, Walter. Num piscar de olhos: a edição de filmes sob a ótica de um mestre. Rio de Janeiro: J. Zahar Editor, 2004. 151 p. [BCS - 778.53 M973n, 6 exemplares]
  • JOURDAIN, Robert. Música, cérebro e êxtase: como a música captura nossa imaginação. Rio de Janeiro: Objetiva, 1998. 441 p. [BCS - 781 J862m, 3 exemplares]

Bibliografia Complementar:

  • RODRÍGUEZ, Ángel. A dimensão sonora da linguagem audiovisual. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2006. 344 p. [BCS - 302.2 R696d, 3 exemplares]
  • SACKS, Oliver. Alucinações musicais: relatos sobre a música e o cérebro. São Paulo: Companhia da Letras, 2007. 360 p. [BCS - 781.1 S121a, 3 exemplares]
  • SPRINGERLINK (ONLINE SERVICE). Transdisciplinary Digital Art: Sound, Vision and the New Screen. 1st ed. 2008. IX, 501 p (Communications in Computer and Information Science, 1865-0929 ; 7). ISBN 9783540794868.
  • STRALIOTTO, João. Interpretação cerebral do som e da música. Blumenau: Heck publicações, [19-]. 125 p. [AAE - 781.11 S896i, 1 exemplar]

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
M1 2024 / 2 30 20 Design de Jogos (Bacharelado - Noturno)
Horários
ManhãTardeNoite
QUA19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
GERSON RIOS LEME
Professor responsável pela turma

Página gerada em 14/11/2024 23:46:54 (consulta levou 0,072284s)