Nome da Atividade
CRÍTICA E JOGOS
CÓDIGO
05001426
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Noções sobre filosofia e jogos. Pensamento crítico. Discussões atuais sobre a área de jogos. Pensamento científico sobre jogos. Abordar a consciência da diversidade nos jogos, no que tange a questões étnico-raciais, cultura afro-brasileira e inclusiva. Questões sócio-econômicas, direitos humanos e impacto ambiental da produção de jogos.

Objetivos

Objetivo Geral:

Fomentar no discente o pensamento crítico e reflexivo sobre a área de jogos, sua produção e atuação.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ISBISTER, Katherine. Better game characters by design: a psychological approach . Amsterdam: Elsevier, 2006. 336 p. ISBN 9781558609211 (2 exemplares, Biblioteca Campus Porto, número de chamada 004 I73b)
  • ROGERS, Scott. Level up um guia para o design de grandes jogos. São Paulo Blucher 2013 1 recurso online ISBN 9788521207016.
  • SCHUYTEMA, Paul. Design de games uma abordagem prática. São Paulo Cengage Learning 2008 1 recurso online ISBN 9788522127269. (livro eletrônico disponível na base online UFPel).

Bibliografia Complementar:

  • HUIZINGA, Johan. Homo ludens, o jogo como elemento da cultura. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 1996. 243 p. (Coleção Estudos; 004 : Filosofia). ISBN 8527300753.
  • GAME design. Porto Alegre SAGAH 2021 1 recurso online ISBN 9786556901299. (livro eletrônico disponível na base online UFPel).
  • MASTROCOLA, Vicente Martin. Game design modelos de negócio e processos criativos: um trajeto do protótipo ao jogo produzido. São Paulo Cengage Learning 2015 1 recurso online ISBN 9788522122714. (livro eletrônico disponível na base online UFPel).
  • NOVAK, Jeannie. Desenvolvimento de games. São Paulo Cengage Learning 2010 1 recurso online ISBN 9788522127252. (livro eletrônico disponível na base online UFPel).
  • SPRINGERLINK (ONLINE SERVICE). Motion in Games: First International Workshop, MIG 2008, Utrecht, The Netherlands, June 14-17, 2008, Revised Papers. 1st ed. 2008. IX, 257 p (Image Processing, Computer Vision, Pattern Recognition, and Graphics ; 5277). ISBN 9783540892205.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
T1 2025 / 2 25 18 Design de Jogos (Bacharelado - Noturno)
Horários
ManhãTardeNoite
QUI19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
MONICA LIMA DE FARIA
Professor responsável pela turma

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