Nome da Atividade
COMPOSIÇÃO E ANÁLISE DE CANÇÃO POPULAR III
CÓDIGO
05001519
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Práticas laboratoriais em música popular. Composição de canções de caráter experimental em diálogo com outras linguagens e áreas do conhecimento. Canção, performance e aspectos audiovisuais. Reflexões sobre música, mercado, meios de produção e alternativas de difusão.

Objetivos

Objetivo Geral:

Desenvolver práticas laboratoriais e experimentais em canção popular;
Desenvolver repertório vinculado a diferentes linguagens e tecnologias;
Produzir pesquisa artística sobre canção popular, vocalidade, performance e cena;
Produzir pensamento crítico sobre a presença nas diversas mídias e formas de veiculação;
Desenvolver formas de produção e alternativas difusão das obras produzidas de forma mercadológica ou independente.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • MOLINA, S.A. A composição de música popular cantada: a construção de sonoridades e a montagem dos álbuns no pós-década de 1960 (Doctoral dissertation, Universidade de São Paulo). 2014. Disponível em http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-12052015-002336/en.php
  • RIDEOUT, Rob. Creativity and Songwriting. Dissertação de Mestrado. University of Huddersfield. 2014. Disponível em http://eprints.hud.ac.uk/id/eprint/25896/
  • TATIT, Luiz. Semiótica da canção: melodia e letra. 3. ed. São Paulo: Escuta, 2007. 291 p. ISBN 9788571370801.

Bibliografia Complementar:

  • BENNETT, Joe. Towards a framework for creativity in popular music degrees. 2017. Disponível em https://researchspace.bathspa.ac.uk/7626/1/7626.pdf
  • HOWARD, John. Aprendendo a compor. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2010. 98 p. (Cadernos de música da Universidade de Cambridge). ISBN 9788571102033.
  • GANDER, J. Performing music production: creating music product. King's College London (University of London). 2011. Disponível em https://ethos.bl.uk/OrderDetails.do;jsessionid=16A1F102E4092A05C617518D62EE7048?uin=uk.bl.ethos.628014
  • SETTLES, Burr. Computational creativity tools for songwriters. In: Proceedings of the NAACL HLT 2010 Second Workshop on Computational Approaches to Linguistic Creativity. Association for Computational Linguistics, 2010. p. 49-57. Disponível em https://dl.acm.org/citation.cfm?id=1860656
  • TATIT, Luiz. O Cancionista: composição de canções no Brasil. 2. ed. São Paulo: EDUSP, 2012.

Página gerada em 22/12/2024 14:37:05 (consulta levou 0,069415s)