Nome da Atividade
INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - CANTO IV
CÓDIGO
05001548
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Identificação dos diferentes tipos de ressonância em repertórios variados visando o desenvolvimento da técnica vocal.
Objetivos
Objetivo Geral:
Promover a compreensão dos diferentes tipos de ressonância possibilitando uma maior proficiência ao canto. Abordar aspectos técnicos, estéticos e estilísticos de repertórios de estilos diversos; Instigar a pesquisa de caráter teórico-prático sobre gêneros e tradições interpretativas relacionadas ao repertório proposto.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- NASCIMENTO. Carlos E. do. O canto crossover: um estudo sobre a versatilidade vocal e algumas diferenças básicas entre o canto erudito e popular. 2016. 89 f. Dissertação (Mestrado em Música). Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/148749 Acesso em 29 de ago. 2023.
- DAVID, Julia; LATOUR, Stephen. Vocal Technique: A Guide for Conductors, Teachers, and Singers. USA: Long Grove: Waveland Press, c2012.
- PINHO, Sílvia M. Rebelo; KORN, Gustavo Polacow Korn; PONTES, Paulo. Músculos intrínsecos da laringe e dinâmica vocal. 2.ed. Rio de Janeiro: Revinter, 2014.
Bibliografia Complementar:
- CHAMUN, Walter W. A. A construção da performance vocal em português brasileiro em três modelos: lirico, câmara e belting: estratégias pedagógicas. 2017. 170f. Dissertação (Mestrado em Música). Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/154172 Acesso em 29 de ago. 2023.
- HANNUCH, Sheila M. A nasalidade no português brasileiro cantado: Um estudo sobre a articulação e representação fonética das vogais nasais no canto em diferentes contextos musicais. 2012. 103 f. Dissertação (Mestrado em Música). Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulistas “Júlio de Mesquita Filho”. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/93755 Acesso em 29 de ago. 2023.
- LOIOLA, Camila Miranda. Canto Popular e Erudito: Características vocais, ajustes do trato vocal e desempenho profissional. 2013. 108f. Tese (Doutorado em Fonoaudiologia). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11959 Acesso em 29 de ago. 2023.
- MARSOLA, Mônica; BAÊ, Tutti. Canto uma expressão: princípios básicos de técnica vocal. São Paulo: Irmãos Vitale, 2001.
- SOUSA. Joana M. de. Entre a expressão e a técnica: a terminologia do professor de canto: um estudo de caso em pedagogia vocal de canto erudito e popular no eixo Rio-São Paulo. 2013. 360f. Tese (Doutorado em Música). Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulistas “Júlio de Mesquita Filho”. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/110657 Acesso em 29 de ago. 2023.
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
CANTO COMPLEMENTAR IV | Música - Composição (Bacharelado) |